Dicas da Clínica de MatemáticaMatemática

Como surgiu o Zero

Como surgiu o zero? Para responder essa questão é necessário saber que os hindus foram os criadores do sistema de numeração posicional e que muitos cálculos efetuados por eles eram realizados com a ajuda de um ábaco, instrumento que para a época poderia ser considerado uma verdadeira máquina de calcular.

O ábaco usado inicialmente pelos hindus, consistia em meros sulcos feitos na areia, onde se colocavam pedras. Cada sulco representava uma ordem. Assim, da direita para a esquerda, o primeiro sulco representava as unidades; o segundo as dezenas e o terceiro as centenas. No exemplo acima temos a representação do número 203, ou seja, 2 centenas mais três unidades.

O Sulco vazio do ábaco, indica que não existe nenhuma dezena. Mas na horas de escrever o número faltava um símbolo que indicasse a inexistência de dezenas.

E, foi exatamente isso que fizeram os hindus, eles criaram o tão desejado símbolo para representar o sulco vazio e o chamaram de Sunya (vazio). Dessa forma, para escrever o número representado no ábaco de areia, escreviam o 2 para as centenas, o 3 para as unidades e entre eles faziam o desenho do sulco vazio, para indicar que não havia no número nenhuma dezena.

Ao introduzir o desenho do sulco vazio entre os dois outros símbolos os hindus criaram o zero que, desde aquela época já se parecia com o que usamos hoje.

Mostrar mais

Prof. Paulo Henrique

Oi, eu sou o Paulo Henrique, Economista e professor de Matemática Financeira. Sou diretor da Clínica de Matemática, escola de Matemática e Informática situada em Brasília-DF, escola que treinou mais de 28 mil alunos em mais de 30 anos de atividade, nas matérias de Matemática Básica e Financeira, MS Excel do Básico ao Avançado, VBA, Matemática Financeira na HP 12C, no Excel, Raciocínio Lógico Matemático, preparatório para Concursos Públicos e Pré-Vestibulares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Clínica de Matemática
Abrir Chat
Fale Conosco pelo WhatsApp Agora