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EXCEL BÁSICO | EXCEL INTERMEDIÁRIO | EXCEL AVANÇADO |
Objetivo do Curso
O objetivo deste Curso de Excel é transmitir aos alunos os conhecimentos e habilidades necessárias para que os mesmos se tornem mais produtivos no uso do Microsoft Excel. Além disso, o curso visa ensinar os alunos sobre a utilização de funções e fórmulas variadas, consolidação de dados, criação de gráficos e mini-gráficos sendo que, ao término deste curso, o aluno já estará apto a criar planilhas mais complexas no Microsoft Excel.
Público Alvo
Este Curso é destinado aos usuários iniciantes ou aos que já utilizam o EXCEL com os conhecimentos adquiridos muitas vezes por informações de colegas e pesquisas no help da Microsoft, porém na hora de criar uma planilha partindo do “zero”, as dificuldades aparecem.
Recomendamos que todos façam este curso. Como ensinamos muitos atalhos para os comandos mais usuais, temos captado em sala frases como: “Nossa! Eu não fazia assim”; “Caramba! Eu conseguia fazer esta planilha, mas levava muito tempo até concluir”; “Eu achava que sabia Excel”; etc.
Muitos usuários do Excel utilizam planilhas “prontas”, o que faz com que este usuário NÃO aprenda novos conhecimentos. Neste treinamento trabalharemos com a criação de diversas planilhas estruturadas para atender um grau de exigência cada vez mais crescente nas empresas.
Este Curso de Excel é destinado a profissionais de CPD • Área Financeira • Bancários • Cobrança • Estatísticos • Profissionais de RH e da Mesa de Negócios • Auditores • Corretores • Engenheiros • Comerciantes • Advogados • Estagiários • Universitários • entre outros
Carga Horária
15 horas (Contabilizam 20 horas letivas no certificado)
Ementa
Curso de Excel Básico
- O que há de novo no Excel 2016
- O que é uma Planilha Eletrônica
- Como acessar o Excel pelo Teclado
- Conhecendo os itens do Excel (Faixa de Opções, Barra de Menus, Colunas, Linhas e Células, Planilhas, Pastas de Trabalho e etc)
- Como editar no Excel (Textos, Números, Datas e Percentuais, Incluir e Excluir linhas e Colunas e etc)
- Operadores do Excel (Soma, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potência, Percentual, Concatenação e etc)
- Fórmulas no Excel (Alinhamento, f(x), Assistente e etc)
- Funções no Excel (Soma, Contar, SE, Somase, Cont.se, e etc)
- Formatações no Excel (Fonte, Cores, Alinhamento, Números, Moedas, Estilos Prontos, Formatação Condicional, etc)
- Gráficos no Excel (Gráfico de linha, Barras, Pizza, 3D, etc)
- Imprimir a Planilha (Configurando Página, Definindo o tamanho do papel, Orientações retrato e paisagem, Margens e etc)
1) A PLANILHA ELETRÔNICA DE CÁLCULOS EXCEL
- Neste item você irá aprender qual o principal objetivo da Planilha EXCEL, ou seja, porque ela existe, para que ela foi criada.
- EXCEL (Planilha Eletrônica de Cálculos) – Quando usar.
- EXCEL x OUTROS APLICATIVOS – Comparações entre os Aplicativos do Pacote Office – Excel, Word, Power Point, Access, MS Project, Outlook, VBA, etc – Importante, para que você defina em que aplicativo fazer determinado trabalho. Você pode, por exemplo, fazer uma Tabela no Word, em 45min, enquanto que no Excel faria a mesma Tabela em 15min; mas pode também criar uma mega estrutura de Banco de Dados no EXCEL, gastando horas, enquanto faria a mesma estrutura no Access em apenas alguns minutos.
2) INTRODUÇÃO AO EXCEL
- Todas as planilhas criadas nos nossos Cursos são práticas e podem ser usadas depois deste evento no dia-a-dia. Temos alguns alunos que nos falam que usam o EXCEL há anos, mas não “criam” planilhas. Eles trabalham em planilhas “prontas”, apenas alimentando dados. O desafio aqui é ganhar habilidade criativa.
- ABRIR O EXCEL – Pelo menu do Windows; Pelo atalho da Área de Trabalho; e pelo MACETE do atalho do Teclado.
- RECONHECIMENTO DE ÁREA – Reconhecendo a ÁREA DE TRABALHO do Excel; A nova FAIXA DE OPÇÕES (a partir da versão 2007); O que é Planilha; Qual a diferença entre PLANILHAS e PASTAS de trabalho; Definindo LINHAS, COLUNAS e CÉLULAS.
- Linhas, Colunas e Células
- Pasta de trabalho e Planilhas
- Como criar, inserir, excluir e mover planilhas
- Teclas de movimentação no Excel
- Inserindo dados em uma planilha
- Criando e salvando uma planilha
- Editando e excluindo dados em uma planilha
- A Barra de Ferramentas Padrão
3) Formatações
- FORMATAÇÃO VISUAL – Formatando o visual do CONTROLE DE VENDAS – Alinhamento, Cores, Tipo de Fonte, Tamanho da Fonte, Mesclagem de Células, etc.
- Formatando Números – Formatando Alinhamentos – Formatando Fontes
- Formatando Alinhamento de Textos Horizontal e Vertical
- Aplicando Bordas
- Copiar Formatos
- Formatação Rápida – AutoFormatação
- FORMATAÇÃO DE DADOS – Formatando a forma como os dados serão apresentados – Classificando por Títulos da Coluna (Vendedor, Setor e Valor); Ordem Crescente e Decrescente; Classificando por mais de um critério.
- FORMATANDO A PLANILHA – Como mudar a cor da GUIA da Planilha; Mudando a posição da Planilha; RENOMEANDO uma Planilha; Como INSERIR e EXCLUIR Planilhas; Como fazer uma CÓPIA da Planilha para esta ou para outra Pasta de Trabalho.
- ATALHOS IMPORTANTES – Comandos rápidos para a edição de dados e manipulação de Planilhas – Atalhos para COPIAR, COLAR, RECORTAR, COPIAR-COLAR num só comando, COPIAR-COLAR-EDITAR num só comando, INSERIR NOVA PLANILHA, REFAZER A ÚLTIMA AÇÃO, etc.
- SALVAR seu trabalho – Porque SALVAR – Memória RAM (volátil) e Memória de MASSA (HD, PenDrive e Cartão de Memória) – Diferença entre SALVAR e SALVAR COMO – Tecnologia das NÚVENS (Cloud) – ATALHOS IMPORTANTES para SALVAR, SALVAR COMO e acesso à FAIXA DE OPÇÕES.
- SALVAR nossa Planilha como CONTROLE DE VENDAS.
- SALVAR COMO nossa Planilha como CONTROLE DE VENDAS 2014.
- FECHAR as Pastas abertas (mas não FECHAR o Excel).
- ABRIR a Pasta CONTROLE DE VENDAS.
- FECHAR o EXCEL completamente.
4) EDITANDO TEXTOS, NÚMEROS e DATAS
- Aqui iremos aprender as diferentes formas de edição no Excel; Como se comportam os TEXTOS, os NÚMEROS e as DATAS.
- CONTAS A PAGAR – Criando a 2ª Planilha – com 6 Colunas (Grupo, SubGrupo, Data Venc, Histórico, Valor e Data Pgto).
- Digitando Textos, Números e Datas.
- Editando dados já digitados – Corrigindo e excluindo dados – Recuperando dados excluídos.
- QUEBRAR TEXTO – Quebra AUTOMÁTICA e MANUAL
- Copiar, Colar e Recortar
- Introdução à utilização de fórmulas no Excel
- Selecionando células e faixas de células
- Copiando fórmulas para uma faixa de células
- Inserindo Linhas e Colunas
- Formatando DATAS
- Formatando MOEDAS
- Formatando TÍTULOS da LISTA
- Formatando o ALINHAMENTO HORIZONTAL do TEXTO: Esquerda, Direita e Centralizado.
- Formatando o ALINHAMENTO VERTICAL do TEXTO: Superior, Inferior e Centralizado.
- BORDAS e LINHAS de GRADE.
- PINCEL – Uso da Ferramenta Pincel na Formatação de uma Planilha.
- COMENTÁRIOS NAS CÉLULAS – Inserir, Editar e Apagar Comentários.
- ATALHOS IMPORTANTES – EDITAR dados digitados; Inserir ou Editar COMENTÁRIOS; Inserir ou Excluir LINHAS e COLUNAS; Formatação rápida para MOEDA, DATA, PERCENTUAL e SEPARADOR DE MILHARES,
5) FÓRMULAS e FUNÇÕES do EXCEL
- Neste tópico iremos aprender a criar nossas primeiras FÓRMULAS no EXCEL. É um tópico fundamental, já que o EXCEL é uma Planilha Eletrônica de Cálculos. Como podemos passar por um Curso de EXCEL e não aprender o fundamental, que é CRIAR FÓRMULAS? As 4 operações, principalmente SOMA; tirar a MÉDIA de dados fornecidos para gerar RESUMOS ESTATÍSTICOS; fórmulas com DATAS para calcularmos quantos dias faltam para o vencimento de um título ou para o cálculo de juros devidos; etc. As fórmulas ensinadas aqui serão a BASE para todas os outros Cursos (Excel Intermediário, Excel Avançado, Excel VBA, Matemática Financeira no Excel e Estatística Aplicada no Excel).
- FOLHA DE PAGAMENTO – Criando a 3ª Planilha – com 9 Colunas (Matrícula, Funcionário, Salário, Grat Função, Total Créd, INSS, IRRF, Total Déb. e Líquido).
- OPERADORES MATEMÁTICOS: Somar, Subtrair, Multiplicar, Dividir e Exponenciação.
- OPERADORES LÓGICOS: Igual, Diferente, Maior Que, Menor Que, Maior ou Igual a e Menor ou Igual a.
- OUTROS OPERADORES: Percentual e Concatenação.
- FUNÇÕES IMPORTANTES: Soma, Média, Contar, Máx, Mín, SE, E e OU.
- Sintaxe e ordem de avaliação dos elementos da fórmula
- Arrumando a nossa planilha FOLHA DE PAGAMENTO: Cálculo dos TOTAIS, Cálculo dos Impostos (INSS e IRRF) e Cálculo do VALOR LÍQUIDO.
- ESTATÍSTICA da FOPAG: Cálculo do Resumo Estatístico: Maior Salário, Menor Salário, Média dos Salários, Soma de todos os Salários, etc.
- FÓRMULAS com VALORES FIXOS ou VARIÁVEIS – O uso do cifrão ($) nas fórmulas – Como FIXAR células em fórmulas.
6) LISTAS
- Muitos não conhecendo este recurso básico do Excel, digitam datas, números, dias da semana, meses, etc, sem necessidade. O Excel preenche tudo sozinho. É o que você vai aprender neste tópico.
- Dias da Semana
- Meses
- Datas
- Sequências Numéricas
- Listas Personalizadas
7) FÓRMULAS COM DATAS e FUNÇÃO LÓGICA “SE”
- Neste tópico aprenderemos como criar fórmulas com DATAS, gerando PRAZOS, DATAS FUTURAS, DATAS PASSADAS e o DIA DA SEMANA de uma data específica. Junto com a FUNÇÃO LÓGICA “SE” (talvez a mais importante das Funções do Excel, pela sua flexibilidade e seu poder de ANINHAMENTO, isto mesmo, ANINHAMENTO com as outras funções) teremos grandes recursos para criação de qualquer planilha que envolva controle (Processos, Estoques, Folhas de Pagamento, Títulos Financeiros, etc).
- CONTROLE DE PROCESSOS – Criando a 4ª Planilha – com 7 Colunas (Data de Entrada, Dia1, Data de Saída, Dia2, Prazo, Setor e Histórico).
- FÓRMULAS COM DATAS – Calculando Prazos, Datas Futuras, Datas Passadas e Dia da Semana de uma Data qualquer.
- FUNÇÃO “SE” – Uso das Funções Lógicas “SE”, “E” e “OU” – Como Aninhar mais de uma Função – Como usar o ASSISTENTE na Criação de Fórmulas.
8) RELATÓRIOS
- Neste tópico aprenderemos as técnicas de impressão no Excel: Tipo de Papel, Escolha da Impressora de uma Rede, Impressão em PDF, Reduzir uma planilha para caber numa única folhe de papel, etc.
- CONTROLE DE PROCESSOS – Usamos a Plan do Tópico anterior para gerarmos RELATÓRIOS.
- VISUALIZAR IMPRESSÃO – Antigamente, com os poucos recursos dos aplicativos, tínhamos que imprimir para ver como ficaria o nosso trabalho. Hoje, com a tecnologia WYSIWYG (acrônimo da expressão em inglês «What You See Is What You Get», cuja tradução é «O que você vê é o que você tem»), ao VISUALIZARMOS a Impressão, você vê os documentos exatamente na forma como eles serão impressos – Como ATIVAR, na Barra de Ferramentas de ACESSO RÁPIDO o ícone VISUALIZAÇÃO DE IMPRESSÃO E IMPRIMIR.
- LAYOUT DA PÁGINA: Definindo as MARGENS, ORIENTAÇÃO e o TAMANHO do papel; DEFININDO e LIMPANDO a ÁREA DE IMPRESSÃO, INSERINDO e REMOVENDO QUEBRAS DE PÁGINA; Fazendo com que se imprima os títulos de uma lista em TODAS AS PÁGINAS IMPRESSAS; Controlando a impressão das LINHAS DE GRADES e dos COMENTÁRIOS.
- CABEÇALHO e RODAPÉ – Como Inserir e Editar.
- NÚMERO DE PÁGINA – Como Inserir e Editar.
9) GRÁFICOS
- Um gráfico pode ser definido como uma alternativa diferenciada para se representar informações visualmente, tornando muito mais fácil e rápida a compreensão dos dados envolvidos. A utilização de gráficos pode ser aplicada para a tomada de decisões em inúmeras áreas de atividades, possibilitando evidenciar a previsão, relação, comparação, entre outras variáveis existentes para a análise de valores. O interessante é que os Gráficos gerados no Excel são dinâmicos, ou seja, ao se alterar os valores contidos na planilha, o gráfico correspondente a estes dados é automaticamente atualizado.
- Gráficos – Criar, Alterar o Tipo, Inserir Títulos, Alterar a Legenda, etc.
- Gráficos – Criar pressionando apenas 1 tecla.
- Gráficos – Tipos: Barras, Pizza, Linha, 3D e Tipos Combinados
- Gráficos – Como alterar o TIPO DO GRÁFICO
- Gráficos de Pizza – Criar, Formatar, Destacar fatias, etc
- Gráficos de Linha – Criar, Formatar a linha do gráfico, etc
- Gráficos – Formatando a escala do gráfico
- Classificação de dados
- Filtrando dados
- Congelando linhas e colunas
10) IMAGENS
- Como inserir IMAGENS nas planilhas
- Formatando as IMAGENS inseridas
- Controlando e protegendo o REDIMENSIONAMENTO das Imagens
- Organizando os PLANOS (níveis) de Figuras Sobrepostas
11) ORTOGRAFIA E A GRAMÁTICA
- Após terminar a sua Planilha e antes de Imprimir, é sempre bom checar se não ocorreram erros de GRAFIA.
- ORTOGRAFIA e GRAMÁTICA – Como acionar o verificador
- DICIONÁRIO – Como configurar, acrescentar novas palavras, etc.
- Siglas que substituem Textos
- Correções e Textos Automáticos
12) EXERCÍCIOS
- A aplicação dos Exercícios garante o aprendizado. É aqui se verificam as dúvidas e se afirmam os conhecimentos. Somente com a aplicação os participantes do evento se sentirão seguros para aplicar o que aprenderam.
Download do Conteúdo Programático (PDF)
LOCAL | DURAÇÃO | TURNOS | CARGA HORÁRIA | INVESTIMENTO |
BRASÍLIA SÃO PAULO | 5 encontros (de Seg a Sex) | MANHÃ das 09h às 12h | ||
ou | TARDE das 14h às 17h | 20 Horas letivas | Consulte nossos preços | |
BRASÍLIA SÃO PAULO | 5 encontros (de Seg a Sex) | NOITE das 19h às 22h |
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O Excel é talvez o mais importante programa de computador usado no mercado de trabalho atualmente, e por este motivo muitos trabalhadores são convidados a aprender Excel a fim de entrarem ou permanecerem no mercado de trabalho, seja na iniciativa privada ou governamental. Em geral, o Excel domina a indústria de planilhas eletrônicas com uma quota de mercado estimada em 90%.
O Curso de Excel tem como objetivo ensinar ao aluno a utilização de um dos aplicativos mais utilizados nas empresas, seja em escritórios de contabilidade, no Departamento de Vendas, no Departamento de Finanças, Recursos Humanos, etc. Podemos dizer, com certeza, que não existe exceção a esta regra.
O curso destina-se a habilitar o usuário na utilização correta do Excel, como a fazer cálculos utilizando fórmulas, a criar gráficos, a formatar e a imprimir planilhas, a utilizar as principais funções e a montar diversas fórmulas em uma planilha.
Em pesquisa realizada no site VAGAS.com.br e INDEED.com apontam que 76% das vagas para “Estágio de Engenharia” possuem o Excel como pré-requisito eliminatório.
85% das vagas para “Analista” possuem o Excel como pré-requisito eliminatório.
* 1 hora letiva equivale a 45 minutos “de relógio”.