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Curso de Excel Intermediário

Público Alvo: Este Curso de Excel Intermediário é Destinado a profissionais de CPD • Área Financeira • Cobrança • Estatísticos • Profissionais de RH e da Mesa de Negócios • Auditores • Corretores • Engenheiros • Comerciantes • Advogados • Universitários • entre outros

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EXCEL BÁSICO EXCEL INTERMEDIÁRIO EXCEL AVANÇADO

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Faça este Curso de Excel e aprenda de forma completa para aplicar seus conhecimentos construindo planilhas com funções e fórmulas mais usadas.
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BRASÍLIA
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das 09h às 12h
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A importância do Excel Intermediário

Este Curso de Excel fará de você uma referência em seu local de trabalho, com resultados satisfatórios para a produtividade de sua empresa ou orgão público.

Este Curso é destinado aos usuários iniciantes ou aos que já utilizam o EXCEL com os conhecimentos adquiridos muitas vezes por informações de colegas e pesquisas no help da Microsoft, porém na hora de criar uma planilha partindo do “zero”, as dificuldades aparecem.

Recomendamos que todos façam este curso. Como ensinamos muitos atalhos para os comandos mais usuais, temos captado em sala frases como: “Nossa! Eu não fazia assim”; “Caramba! Eu conseguia fazer esta planilha, mas levava muito tempo até concluir”; “Eu achava que sabia Excel”; etc.

Muitos usuários do Excel utilizam planilhas “prontas”, o que faz com que este usuário NÃO aprenda novos conhecimentos. Neste treinamento trabalharemos com a criação de diversas planilhas estruturadas para atender um grau de exigência cada vez mais crescente nas empresas

O que você irá aprender no Curso de Excel Intermediário

:

Duração do Curso: 15 horas. (para fins de certificado será aplicado 20 horas letivas)*

O Excel é talvez o mais importante programa de computador usado no mercado de trabalho atualmente, e por este motivo muitos trabalhadores são convidados a aprender Excel a fim de entrarem ou permanecerem no mercado de trabalho, seja na iniciativa privada ou governamental. Em geral, o Excel domina a indústria de planilhas eletrônicas com uma quota de mercado estimada em 90%.

Curso de Excel tem como objetivo ensinar ao aluno a utilização de um dos aplicativos mais utilizados nas empresas, seja em escritórios de contabilidade, no Departamento de Vendas, no Departamento de Finanças, Recursos Humanos, etc.Podemos dizer, com certeza, que não existe exceção a esta regra.

O curso destina-se a habilitar o usuário na utilização correta do Excel, como a fazer cálculos utilizando fórmulas, a criar gráficos, a formatar e a imprimir planilhas, a utilizar as principais funções e a montar diversas fórmulas em uma planilha

* 1 hora letiva equivale a 45 minutos “de relógio”.

1) ANÁLISE DA FAIXA DE OPÇÕES – FÓRMULAS

Neste tópico você aprender sobre os itens contidos na Faixa de Opções FÓRMULAS, fazendo uso de recursos que normalmente nem sabemos da existência.

  • Como INSERIR UMA FUNÇÃO ou uma FÓRMULA diretamente no teclado
  • Como INSERIR UMA FUNÇÃO usando o ASSISTENTE das Funções
  • Comando MOSTRAR FÓRMULAS – Para alternar entre o RESULTADO e a FÓRMULA contida em todas as células da Planilha.
  • Comando VERIFICAÇÃO DE ERROS – Para checar fórmulas com erros.
  • Comando AVALIAR FÓRMULA – Para checar RESULTADOS intermediários.
  • Comando JANELA DE INSPEÇÃO – Para avaliar a criação de FÓRMULAS ANINHADAS e COMPLEXAS.

2) OPÇÕES DE CÁLCULOS NO EXCEL

Neste tópico você irá aprender a controlar as fórmulas de cálculos no EXCEL: AUTOMÁTICA ou MANUAL, dependendo dotamanho da Planilha. Planilhas muito grandes tendem a ficar lentas quando possuem várias fórmulas. Você fará uso de recursos para driblar esta lentidão.

  • Como controlar a forma como o Excel faz os CÁLCULOS.
  • Cálculos AUTOMÁTICOS para PEQUENAS planilhas
  • Cálculos MANUAIS para GRANDES planilhas
  • Atalho para o cálculo de dados da Planilha (F9)
  • Salvando Planilhas enormes como BINÁRIAS, para evitar a lentidão.

3) CONFIGURAÇÕES DO EXCEL PARA FÓRMULAS

Aqui faremos as configurações mais avançadas no Excel, para obtermos mais recursos da Planilha, moldando ela para a nossa realidade. Podemos alterar as opções de cálculo de fórmulas, desempenho e tratamento de erros.

  • Como mudar a referência às células: de A1 para L1C1 – Esta mudança pode ser extremamente válida quando trabalharmos, futuramente, com fórmulas no VBA.
  • Preenchimento Automático de Fórmulas.
  • Configurando o uso de NOMES na criação de Fórmulas.
  • Controlando a verificação de ERROS em segundo plano.
  • Configurando as REGRAS de verificação de ERROS.

4) FÓRMULAS e FUNÇÕES BÁSICAS

As fórmulas principais do EXCEL, aquelas que usamos com mais frequência.

  • Função SOMA
  • Função MÉDIA
  • Função CONTAR NÚMEROS
  • Função MAX
  • Função MIN

5) USANDO “NOMES” NA CRIAÇÃO DE FÓRMULAS

Porque usar o recurso de NOMEAÇÃO do Excel. As vantagens na hora de AUDITAR uma fórmula. Como tornar as nossas FÓRMULAS INTELIGENTES

  • Como DEFINIR um NOME
  • Escopo de Planilha e de Pasta
  • Deletando Nomes
  • Atalhos para Criação de Nomes
  • Gerenciador de NOMES
  • Renomeando uma faixa de células

6) AUDITORIA DE FÓRMULAS

  • Rastrear Precedentes
  • Rastrear Dependentes
  • Mostrar e Ocultar Fórmulas
  • Cálculo Automático e Manual (recursos para Grandes Planilhas)

7) FUNÇÕES LÓGICAS

Aqui estudamos a parte das funções Lógicas, aquelas que só aceitam como resposta SIM ou NÃO; VERDADEIRO ou FALSO; 0 ou 1; LIGADO ou DESLIGADO; etc. Para quem não tem o hábito de programar, elas podem até ser difíceis, mas são fundamentais para que o EXCEL analise, por exemplo, o resultado de uma célula e, a partir deste resultado, tome esta ou aquela decisão. Imprescindível no estudo das planilhas mais sofisticadas. Base para o curso de EXCEL AVANÇADO.

  • O que é uma função Lógica (Boolean).
  • As Funções Lógicas: SE, E, OU, FALSO, NÃO e VERDADEIRO.
  • A Função de análise de ERRO (nova) “SEERRO()”
  • A Função de análise de ERRO (nova) “SENÃODISP()”
  • Exemplos de ANINHAMENTO DE FUNÇÕES – Como aninhar funções com o assistente.

8) FUNÇÕES DE DATAS

Uma parte importantíssima do Excel, já que aqui trataremos de itens fundamentais na criação de planilhas financeiras, estatísticas, etc. Se envolver períodos, juros e capitalizações, as funções de DATA serão fundamentais.

  • Como o Excel interpreta as DATAS. Porque o número “1” vira “01/01/1901” quando formatado para DATA.
  • Usando Funções de Datas do Excel – Hoje() – Agora() – Dia.Da.Semana
  • A Função Especial Texto() aplicada a DATAS
  • As Funções ANO(), MÊS() e DIA(): quando usar
  • Como converter dados em datas com a Função DATA()
  • Achando o último dia do mês com a função FIMMÊS()
  • Cálculo no número de dias entre duas datas, COMERCIAL e REAL, usando as Funções DIAS() e DIAS360()
  • Cálculo do Dia da Semana, Data Futura e Data Passada

9) FUNÇÕES DE HORAS

  • Importante na criação de planilhas de controles de HORAS, folhas de Ponto, controle de chegada e saída de material, etc.
  • Como o Excel interpreta as HORAS. Porque uma operação que resulte uma HORA NEGATIVA tem um comportamento estranho. Como evitar isso com a Função Lógica “SE”.

10) FORMATAÇÕES ESPECIAIS

Neste tópico você aprende a usar os recursos da formatação para digitação de padrões como: Telefones com DDD, CPFs, CNPJs, DATAS de forma que já mostrem o DIA DA SEMANA, etc.

  • Datas (dd/mm/aa – ddd)
  • CPF (000.000.000-00) e CNPJ (00.000.000/0000-00)
  • Textos
  • Números
  • Valores
  • Cores

11) FORMATAÇÃO CONDICIONAL

Neste tópico você aprenderá a configurar para que o Excel destaque as células com conteúdos que mereçam uma atenção maior. Que tal colorir de vermelho as células que controlam o estoque crítico ? E negritar e colorir as vendas que superaram as metas ? E representar graficamente com setas dentro das células a evolução das contas ? Tudo isso o Excel faz automaticamente, desde que você faça corretamente as configurações.

  • Como usar a Formatação Condicional
  • Realçar Regras das Células que contenham Números, Textos, Datas e Valores Duplicados.
  • Criar Gráficos nas células de acordo com os conteúdos das mesmas
  • Como Criar novas regras de formatação, usando inclusive fórmulas.
  • Como Limpar as Regras de Formatação.
  • Como Gerenciar as Regras de Formatação: Editar ou Excluir uma regra existente ou Criar uma Nova.

12) EQUATION (IMAGEM)

Aprenderemos aqui a usar o EDITOR DE EQUAÇÕES da MicroSoft “EQUATION”, também disponível no Word, Power Point e outros. Criaremos diversas equações matemáticas usando este recurso. Ótimo para editar Monografias ou escrever uma equação que será resolvida nas células da planilha.

  • Inserindo o EQUATION
  • Inserindo expressões numéricas fracionárias
  • Inserindo equações de grau “n”
  • Inserindo Radicais, Potências e Letras Gregas.
  • Inserindo expressões de Cálculos: Limites, Derivadas e Integrais.

13) FUNÇÕES DE PESQUISA E REFERÊNCIA

As funções de PESQUISA e REFERÊNCIA são aquelas que tornam a nossa planilha dinâmica. Imagine você digitar numa célula a MATRÍCULA de um funcionário e nas células seguintes aparecer o NOME, SETOR, SALÁRIO e DATA DE ADMISSÃO daquele funcionário, como uma mágica; Outro exemplo: você digita o Código de um produto e aparece nas células relacionadas o PREÇO UNITÁRIO, a ALÍQUOTA DO IMPOSTO, etc.

  • Função PROCV
  • Função PROCH
  • Função ÍNDICE e CORRESP
  • Função SEERRO aninhada com as funções PROCV e PROCH.
Você pode fazer os módulos separadamente.

Conheça outros módulos do Excel:

Atenção: A carga horária está convertida em horas letivas para fins de certificação. Cada hora letiva equivale a 45 minutos corridos.
Básico + Intermediário + Avançado 60h
QUERO AS DATAS DAS TURMAS
Básico + Intermediário 40h
QUERO AS DATAS DAS TURMAS
Intermediário + Avançado 40h
QUERO AS DATAS DAS TURMAS
Básico 20h
QUERO AS DATAS DAS TURMAS
Intermediário 20h
QUERO AS DATAS DAS TURMAS
Avançado 20h
QUERO AS DATAS DAS TURMAS
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