Dicas da Clínica de Matemática

Dica de Excel | Use a fórmula =Hoje de forma dinâmica

DATAS DINÂMICAS E ESTÁTICAS

• Se você digitar numa célula vazia do Excel a fórmula
• =HOJE()
• A data de hoje será inserida de forma dinâmica, ou seja, amanhã ela será alterada automaticamente.
• Ótimo para planilhas que tenham que ter atualizações desta natureza.
• Se você teclar
• “CTRL+;”
• A data de hoje também será colocada na célula atual, porém de maneira estática, ou seja, amanhã ela continuará com a data de hoje.
• Ótimo para registros de ações administrativas, que tenham que ficar registradas.

A função HOJE é útil quando você precisa ter a data atual exibida em uma planilha, independentemente de quando a pasta de trabalho for aberta. Ela também é útil para o cálculo de intervalos. Por exemplo, se você souber que alguém nasceu em 1963, poderá usar a seguinte fórmula para descobrir a idade dessa pessoa a partir do aniversário deste ano:

= ANO( HOJE())-1963

Essa fórmula usa a função HOJE como argumento da função ANO de forma a obter o ano atual e, em seguida, subtrai 1963, retornando a idade da pessoa.

OBSERVAÇÃO : Se a função HOJE não atualizar a data conforme esperado, talvez seja necessário alterar as configurações que controlam quando a pasta de trabalho ou a planilha é recalculada. Na guia Arquivo, clique em Opções e na categoria Fórmulas em Opções de cálculo, verifique se a opção Automático está selecionada.

Sintaxe

HOJE()

A sintaxe da função HOJE não tem argumentos.

OBSERVAÇÃO : Como o Excel armazena datas como números de série sequenciais, elas podem ser usadas em cálculos. Por padrão, 1° de janeiro de 1900 é o número de série 1 e 1° de janeiro de 2008 é o número de série 39448 porque corresponde a 39.447 dias após 1° de janeiro de 1900.

Fonte: Ajuda do Microsoft Excel 

Prof. Paulo Henrique

Graduado em Economia com Pós em Economia e Finanças.Conta com mais de 14 anos de atuação em diversas empresas do Brasil, dentre as quais destacamos: Banco do Brasil, BB Previdência, Bancoob, Caixa Econômica, Cassi, Clínica OncoVida, Cooperforte, Confederal, CTIS, GVT, Regius, Sicoob, TSE.Consultor de Matemática, Matemática Financeira, Matemática Financeira no Excel, Matemática Financeira na HP 12C, Estatística Aplicada, Estatística Aplicada no EXCEL, Estatística Aplicada na HP 12C, Raciocínio Lógico, Economia, Macro Economia, Micro Economia, etc.Consultor de Pacote Office, Básico e Avançado, incluindo: Word, Power Point, Excel, Gerenciamento de Projetos com MS Project, etc.
Fechar
Fechar