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Curso de Excel Expert

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A importância do Curso de Excel

Este Curso de Excel fará de você uma referência em seu local de trabalho, com resultados satisfatórios para a produtividade de sua empresa ou orgão público.

Este Curso é destinado aos usuários iniciantes ou aos que já utilizam o EXCEL com os conhecimentos adquiridos muitas vezes por informações de colegas e pesquisas no help da Microsoft, porém na hora de criar uma planilha partindo do “zero”, as dificuldades aparecem.

Recomendamos que todos façam este curso. Como ensinamos muitos atalhos para os comandos mais usuais, temos captado em sala frases como: “Nossa! Eu não fazia assim”; “Caramba! Eu conseguia fazer esta planilha, mas levava muito tempo até concluir”; “Eu achava que sabia Excel”; etc.

Muitos usuários do Excel utilizam planilhas “prontas”, o que faz com que este usuário NÃO aprenda novos conhecimentos. Neste treinamento trabalharemos com a criação de diversas planilhas estruturadas para atender um grau de exigência cada vez mais crescente nas empresas

Ementa dos módulos do curso de EXCEL TOTAL

Os cursos são sempre de Segunda a Sexta, com duração de 5 semanas (93 horas),

Consulte-nos para outras cargas horárias de acordo com as suas necessidades ou as da sua empresa.

O Excel é talvez o mais importante programa de computador usado no mercado de trabalho atualmente, e por este motivo muitos trabalhadores são convidados a aprender Excel a fim de entrarem ou permanecerem no mercado de trabalho, seja na iniciativa privada ou governamental. Em geral, o Excel domina a indústria de planilhas eletrônicas com uma quota de mercado estimada em 90%.

Curso de Excel tem como objetivo ensinar ao aluno a utilização de um dos aplicativos mais utilizados nas empresas, seja em escritórios de contabilidade, no Departamento de Vendas, no Departamento de Finanças, Recursos Humanos, etc.Podemos dizer, com certeza, que não existe exceção a esta regra.

O curso destina-se a habilitar o usuário na utilização correta do Excel, como a fazer cálculos utilizando fórmulas, a criar gráficos, a formatar e a imprimir planilhas, a utilizar as principais funções e a montar diversas fórmulas em uma planilha

* 1 hora letiva equivale a 45 minutos “de relógio”.

Turmas fechadas em nossa sede e “In Company“.
Preencha o formulário e entraremos em contato.

Carga Horária

Ementa – Excel Básico

1) PLANILHA ELETRÔNICA DE CÁLCULOS EXCEL

  • Neste item você irá aprender qual o principal objetivo da Planilha EXCEL, ou seja, porque ela existe, para que ela foi criada.
  • EXCEL (Planilha Eletrônica de Cálculos) – Quando usar.
  • EXCEL x OUTROS APLICATIVOS – Comparações entre os Aplicativos do Pacote Office – Excel, Word, Power Point, Access, MS Project, Outlook, VBA, etc – Importante, para que você defina em que aplicativo fazer determinado trabalho. Você pode, por exemplo, fazer uma Tabela no Word, em 45min, enquanto que no Excel faria a mesma Tabela em 15min; mas pode também criar uma mega estrutura de Banco de Dados no EXCEL, gastando horas, enquanto faria a mesma estrutura no Access em apenas alguns minutos.
  • HISTÓRIA – A evolução das Planilhas: CalcTec, SuperCalc, Lotus123, Quattro.Pro, BR Office, EXCEL, etc

 

2) INTRODUÇÃO AO EXCEL

  • Todas as planilhas criadas nos nossos Cursos são práticas e podem ser usadas depois deste evento no dia-a-dia. Temos alguns alunos que nos falam que usam o EXCEL há anos, mas não “criam” planilhas. Eles trabalham em planilhas “prontas”, apenas alimentando dados. O desafio aqui é ganhar habilidade criativa.
  • ABRIR O EXCEL – Pelo menu do Windows; Pelo atalho da Área de Trabalho; e pelo MACETE do atalho do Teclado.
  • RECONHECIMENTO DE ÁREA – Reconhecendo a ÁREA DE TRABALHO do Excel; A nova FAIXA DE OPÇÕES (a partir da versão 2007); O que é Planilha; Qual a diferença entre PLANILHAS e PASTAS de trabalho; Definindo LINHAS, COLUNAS e CÉLULAS.
  • Linhas, Colunas e Células
  • Pasta de trabalho e Planilhas
  • Como criar, inserir, excluir e mover planilhas
  • Teclas de movimentação no Excel
  • Inserindo dados em uma planilha
  • Criando e salvando uma planilha
  • Editando e excluindo dados em uma planilha
  • A Barra de Ferramentas Padrão
  • CONTROLE DE VENDAS – CRIANDO A 1ª PLANILHA – Criando uma Planilha de Controle com 3 Colunas (Vendedor, Setor e Valor).

 

3) Formatações

  • FORMATAÇÃO VISUAL – Formatando o visual do CONTROLE DE VENDAS – Alinhamento, Cores, Tipo de Fonte, Tamanho da Fonte, Mesclagem de Células, etc.
  • Formatando Números – Formatando Alinhamentos – Formatando Fontes
  • Formatando Alinhamento de Textos Horizontal e Vertical
  • Aplicando Bordas
  • Copiar Formatos
  • Formatação Rápida – AutoFormatação
  • FORMATAÇÃO DE DADOS – Formatando a forma como os dados serão apresentados – Classificando por Títulos da Coluna (Vendedor, Setor e Valor); Ordem Crescente e Decrescente; Classificando por mais de um critério.
  • FORMATANDO A PLANILHA – Como mudar a cor da GUIA da Planilha; Mudando a posição da Planilha; RENOMEANDO uma Planilha; Como INSERIR e EXCLUIR Planilhas; Como fazer uma CÓPIA da Planilha para esta ou para outra Pasta de Trabalho.
  • ATALHOS IMPORTANTES – Comandos rápidos para a edição de dados e manipulação de Planilhas – Atalhos para COPIAR, COLAR, RECORTAR, COPIAR-COLAR num só comando, COPIAR-COLAR-EDITAR num só comando, INSERIR NOVA PLANILHA, REFAZER A ÚLTIMA AÇÃO, etc.
  • SALVAR seu trabalho – Porque SALVAR – Memória RAM (volátil) e Memória de MASSA (HD, PenDrive e Cartão de Memória) – Diferença entre SALVAR e SALVAR COMO – Tecnologia das NÚVENS (Cloud) – ATALHOS IMPORTANTES para SALVAR, SALVAR COMO e acesso à FAIXA DE OPÇÕES.
  • SALVAR nossa Planilha como CONTROLE DE VENDAS.
  • SALVAR COMO nossa Planilha como CONTROLE DE VENDAS 2014.
  • FECHAR as Pastas abertas (mas não FECHAR o Excel).
  • ABRIR a Pasta CONTROLE DE VENDAS.
  • FECHAR o EXCEL completamente.
  • ABRIR a Pasta CONTROLE DE VENDAS 2014.

 

4) EDITANDO TEXTOS, NÚMEROS e DATAS

  • Aqui iremos aprender as diferentes formas de edição no Excel; Como se comportam os TEXTOS, os NÚMEROS e as DATAS.
  • CONTAS A PAGAR – Criando a 2ª Planilha – com 6 Colunas (Grupo, SubGrupo, Data Venc, Histórico, Valor e Data Pgto).
  • Digitando Textos, Números e Datas.
  • Editando dados já digitados – Corrigindo e excluindo dados – Recuperando dados excluídos.
  • QUEBRAR TEXTO – Quebra AUTOMATICA e MANUAL
  • Copiar, Colar e Recortar
  • Introdução à utilização de fórmulas no Excel
  • Selecionando células e faixas de células
  • Copiando fórmulas para uma faixa de células
  • Inserindo Linhas e Colunas
  • Formatando DATAS
  • Formatando MOEDAS
  • Formatando TÍTULOS da LISTA
  • Formatando o ALINHAMENTO HORIZONTAL do TEXTO: Esquerda, Direita e Centralizado.
  • Formatando o ALINHAMENTO VERTICAL do TEXTO: Superior, Inferior e Centralizado.
  • BORDAS e LINHAS de GRADE.
  • PINCEL – Uso da Ferramenta Pincel na Formatação de uma Planilha.
  • COMENTÁRIOS NAS CÉLULAS – Inserir, Editar e Apagar Comentários.
  • ATALHOS IMPORTANTES – EDITAR dados digitados; Inserir ou Editar COMENTÁRIOS; Inserir ou Excluir LINHAS e COLUNAS; Formatação rápida para MOEDA, DATA, PERCENTUAL e SEPARADOR DE MILHARES,

 

5) FÓRMULAS e FUNÇÕES do EXCEL

  • Neste tópico iremos aprender a criar nossas primeiras FÓRMULAS no EXCEL. É um tópico fundamental, já que o EXCEL é uma Planilha Eletrônica de Cálculos. Como podemos passar por um Curso de EXCEL e não aprender o fundamental, que é CRIAR FÓRMULAS? As 4 operações, principalmente SOMA; tirar a MÉDIA de dados fornecidos para gerar RESUMOS ESTATÍSTICOS; fórmulas com DATAS para calcularmos quantos dias faltam para o vencimento de um título ou para o cálculo de juros devidos; etc. As fórmulas ensinadas aqui serão a BASE para todas os outros Cursos (Excel Intermediário, Excel Avançado, Excel VBA, Matemática Financeira no Excel e Estatística Aplicada no Excel).
  • FOLHA DE PAGAMENTO – Criando a 3ª Planilha – com 9 Colunas (Matrícula, Funcionário, Salário, Grat Função, Total Créd, INSS, IRRF, Total Déb. e Líquido).
  • OPERADORES MATEMÁTICOS: Somar, Subtrair, Multiplicar, Dividir e Exponenciação.
  • OPERADORES LÓGICOS: Igual, Diferente, Maior Que, Menor Que, Maior ou Igual a e Menor ou Igual a.
  • OUTROS OPERADORES: Percentual e Concatenação.
  • FUNÇÕES IMPORTANTES: Soma, Média, Contar, Máx, Mín, SE, E e OU.
  • Sintaxe e ordem de avaliação dos elementos da fórmula
  • Arrumando a nossa planilha FOLHA DE PAGAMENTO: Cálculo dos TOTAIS, Cálculo dos Impostos (INSS e IRRF) e Cálculo do VALOR LÍQUIDO.
  • ESTATÍSTICA da FOPAG: Cálculo do Resumo Estatístico: Maior Salário, Menor Salário, Média dos Salários, Soma de todos os Salários, etc.
  • FÓRMULAS com VALORES FIXOS ou VARIÁVEIS – O uso do cifrão ($) nas fórmulas – Como FIXAR células em fórmulas.

 

6) LISTAS

  • Muitos não conhecendo este recurso básico do Excel, digitam datas, números, dias da semana, meses, etc, sem necessidade. O Excel preenche tudo sozinho. É o que você vai aprender neste tópico.
  • Dias da Semana
  • Meses
  • Datas
  • Sequências Numéricas
  • Listas Personalizadas

 

7) FÓRMULAS COM DATAS e FUNÇÃO LÓGICA “SE”

  • Neste tópico aprenderemos como criar fórmulas com DATAS, gerando PRAZOS, DATAS FUTURAS, DATAS PASSADAS e o DIA DA SEMANA de uma data específica. Junto com a FUNÇÃO LÓGICA “SE” (talvez a mais importante das Funções do Excel, pela sua flexibilidade e seu poder de ANINHAMENTO, isto mesmo, ANINHAMENTO com as outras funções) teremos grandes recursos para criação de qualquer planilha que envolva controle (Processos, Estoques, Folhas de Pagamento, Títulos Financeiros, etc).
  • CONTROLE DE PROCESSOS – Criando a 4ª Planilha – com 7 Colunas (Data de Entrada, Dia1, Data de Saída, Dia2, Prazo, Setor e Histórico).
  • FÓRMULAS COM DATAS – Calculando Prazos, Datas Futuras, Datas Passadas e Dia da Semana de uma Data qualquer.
  • FUNÇÃO “SE” – Uso das Funções Lógicas “SE”, “E” e “OU” – Como Aninhar mais de uma Função – Como usar o ASSISTENTE na Criação de Fórmulas.

 

8) RELATÓRIOS

  • Neste tópico aprenderemos as técnicas de impressão no Excel: Tipo de Papel, Escolha da Impressora de uma Rede, Impressão em PDF, Reduzir uma planilha para caber numa única folhe de papel, etc.
  • CONTROLE DE PROCESSOS – Usamos a Plan do Tópico anterior para gerarmos RELATÓRIOS.
  • VISUALIZAR IMPRESSÃO – Antigamente, com os poucos recursos dos aplicativos, tínhamos que imprimir para ver como ficaria o nosso trabalho. Hoje, com a tecnologia WYSIWYG (acrônimo da expressão em inglês «What You See Is What You Get», cuja tradução é «O que você vê é o que você tem»), ao VISUALIZARMOS a Impressão, você vê os documentos exatamente na forma como eles serão impressos – Como ATIVAR, na Barra de Ferramentas de ACESSO RÁPIDO o ícone VISUALIZAÇÃO DE IMPRESSÃO E IMPRIMIR.
  • LAYOUT DA PÁGINA: Definindo as MARGENS, ORIENTAÇÃO e o TAMANHO do papel; DEFININDO e LIMPANDO a ÁREA DE IMPRESSÃO, INSERINDO e REMOVENDO QUEBRAS DE PÁGINA; Fazendo com que se imprima os títulos de uma lista em TODAS AS PÁGINAS IMPRESSAS; Controlando a impressão das LINHAS DE GRADES e dos COMENTÁRIOS.
  • CABEÇALHO e RODAPÉ – Como Inserir e Editar.
  • NÚMERO DE PÁGINA – Como Inserir e Editar.

 

9) GRÁFICOS

  • Um gráfico pode ser definido como uma alternativa diferenciada para se representar informações visualmente, tornando muito mais fácil e rápida a compreensão dos dados envolvidos. A utilização de gráficos pode ser aplicada para a tomada de decisões em inúmeras áreas de atividades, possibilitando evidenciar a previsão, relação, comparação, entre outras variáveis existentes para a análise de valores. O interessante é que os Gráficos gerados no Excel são dinâmicos, ou seja, ao se alterar os valores contidos na planilha, o gráfico correspondente a estes dados é automaticamente atualizado.
  • Gráficos – Criar, Alterar o Tipo, Inserir Títulos, Alterar a Legenda, etc.
  • Gráficos – Criar pressionando apenas 1 tecla.
  • Gráficos – Tipos: Barras, Pizza, Linha, 3D e Tipos Combinados
  • Gráficos – Como alterar o TIPO DO GRÁFICO
  • Gráficos de Pizza – Criar, Formatar, Destacar fatias, etc
  • Gráficos de Linha – Criar, Formatar a linha do gráfico, etc
  • Gráficos – Formatando a escala do gráfico
  • Classificação de dados
  • Filtrando dados
  • Congelando linhas e colunas

 

10) IMAGENS

  • Como inserir IMAGENS nas planilhas
  • Formatando as IMAGENS inseridas
  • Controlando e protegendo o REDIMENSIONAMENTO das Imagens
  • Organizando os PLANOS (níveis) de Figuras Sobrepostas

 

11) ORTOGRAFIA E A GRAMÁTICA

  • Após terminar a sua Planilha e antes de Imprimir, é sempre bom checar se não ocorreram erros de GRAFIA.
  • ORTOGRAFIA e GRAMÁTICA – Como acionar o verificador
  • DICIONÁRIO – Como configurar, acrescentar novas palavras, etc.
  • Siglas que substituem Textos
  • Correções e Textos Automáticos

 

12) EXERCÍCIOS

  • A aplicação dos Exercícios garante o aprendizado. É aqui se verificam as dúvidas e se afirmam os conhecimentos. Somente com a aplicação os participantes do evento se sentirão seguros para aplicar o que aprenderam.

1) ANÁLISE DA FAIXA DE OPÇÕES – FÓRMULAS

Neste tópico você aprender sobre os itens contidos na Faixa de Opções FÓRMULAS, fazendo uso de recursos que normalmente nem sabemos da existência.

  • Como INSERIR UMA FUNÇÃO ou uma FÓRMULA diretamente no teclado
  • Como INSERIR UMA FUNÇÃO usando o ASSISTENTE das Funções
  • Comando MOSTRAR FÓRMULAS – Para alternar entre o RESULTADO e a FÓRMULA contida em todas as células da Planilha.
  • Comando VERIFICAÇÃO DE ERROS – Para checar fórmulas com erros.
  • Comando AVALIAR FÓRMULA – Para checar RESULTADOS intermediários.
  • Comando JANELA DE INSPEÇÃO – Para avaliar a criação de FÓRMULAS ANINHADAS e COMPLEXAS.

2) OPÇÕES DE CÁLCULOS NO EXCEL

Neste tópico você irá aprender a controlar as fórmulas de cálculos no EXCEL: AUTOMÁTICA ou MANUAL, dependendo dotamanho da Planilha. Planilhas muito grandes tendem a ficar lentas quando possuem várias fórmulas. Você fará uso de recursos para driblar esta lentidão.

  • Como controlar a forma como o Excel faz os CÁLCULOS.
  • Cálculos AUTOMÁTICOS para PEQUENAS planilhas
  • Cálculos MANUAIS para GRANDES planilhas
  • Atalho para o cálculo de dados da Planilha (F9)
  • Salvando Planilhas enormes como BINÁRIAS, para evitar a lentidão.

3) CONFIGURAÇÕES DO EXCEL PARA FÓRMULAS

Aqui faremos as configurações mais avançadas no Excel, para obtermos mais recursos da Planilha, moldando ela para a nossa realidade. Podemos alterar as opções de cálculo de fórmulas, desempenho e tratamento de erros.

  • Como mudar a referência às células: de A1 para L1C1 – Esta mudança pode ser extremamente válida quando trabalharmos, futuramente, com fórmulas no VBA.
  • Preenchimento Automático de Fórmulas.
  • Configurando o uso de NOMES na criação de Fórmulas.
  • Controlando a verificação de ERROS em segundo plano.
  • Configurando as REGRAS de verificação de ERROS.

4) FÓRMULAS e FUNÇÕES BÁSICAS

As fórmulas principais do EXCEL, aquelas que usamos com mais frequência.

  • Função SOMA
  • Função MÉDIA
  • Função CONTAR NÚMEROS
  • Função MAX
  • Função MIN

5) USANDO “NOMES” NA CRIAÇÃO DE FÓRMULAS

Porque usar o recurso de NOMEAÇÃO do Excel. As vantagens na hora de AUDITAR uma fórmula. Como tornar as nossas FÓRMULAS INTELIGENTES

  • Como DEFINIR um NOME
  • Escopo de Planilha e de Pasta
  • Deletando Nomes
  • Atalhos para Criação de Nomes
  • Gerenciador de NOMES
  • Renomeando uma faixa de células

6) AUDITORIA DE FÓRMULAS

  • Rastrear Precedentes
  • Rastrear Dependentes
  • Mostrar e Ocultar Fórmulas
  • Cálculo Automático e Manual (recursos para Grandes Planilhas)

7) FUNÇÕES LÓGICAS

Aqui estudamos a parte das funções Lógicas, aquelas que só aceitam como resposta SIM ou NÃO; VERDADEIRO ou FALSO; 0 ou 1; LIGADO ou DESLIGADO; etc. Para quem não tem o hábito de programar, elas podem até ser difíceis, mas são fundamentais para que o EXCEL analise, por exemplo, o resultado de uma célula e, a partir deste resultado, tome esta ou aquela decisão. Imprescindível no estudo das planilhas mais sofisticadas. Base para o curso de EXCEL AVANÇADO.

  • O que é uma função Lógica (Boolean).
  • As Funções Lógicas: SE, E, OU, FALSO, NÃO e VERDADEIRO.
  • A Função de análise de ERRO (nova) “SEERRO()”
  • A Função de análise de ERRO (nova) “SENÃODISP()”
  • Exemplos de ANINHAMENTO DE FUNÇÕES – Como aninhar funções com o assistente.

8) FUNÇÕES DE DATAS

Uma parte importantíssima do Excel, já que aqui trataremos de itens fundamentais na criação de planilhas financeiras, estatísticas, etc. Se envolver períodos, juros e capitalizações, as funções de DATA serão fundamentais.

  • Como o Excel interpreta as DATAS. Porque o número “1” vira “01/01/1901” quando formatado para DATA.
  • Usando Funções de Datas do Excel – Hoje() – Agora() – Dia.Da.Semana
  • A Função Especial Texto() aplicada a DATAS
  • As Funções ANO(), MÊS() e DIA(): quando usar
  • Como converter dados em datas com a Função DATA()
  • Achando o último dia do mês com a função FIMMÊS()
  • Cálculo no número de dias entre duas datas, COMERCIAL e REAL, usando as Funções DIAS() e DIAS360()
  • Cálculo do Dia da Semana, Data Futura e Data Passada

9) FUNÇÕES DE HORAS

  • Importante na criação de planilhas de controles de HORAS, folhas de Ponto, controle de chegada e saída de material, etc.
  • Como o Excel interpreta as HORAS. Porque uma operação que resulte uma HORA NEGATIVA tem um comportamento estranho. Como evitar isso com a Função Lógica “SE”.

10) FORMATAÇÕES ESPECIAIS

Neste tópico você aprende a usar os recursos da formatação para digitação de padrões como: Telefones com DDD, CPFs, CNPJs, DATAS de forma que já mostrem o DIA DA SEMANA, etc.

  • Datas (dd/mm/aa – ddd)
  • CPF (000\.000\.000-00) e CNPJ (00\.000\.000\/0000-00)
  • Textos
  • Números
  • Valores
  • Cores

11) FORMATAÇÃO CONDICIONAL

Neste tópico você aprenderá a configurar para que o Excel destaque as células com conteúdos que mereçam uma atenção maior. Que tal colorir de vermelho as células que controlam o estoque crítico ? E negritar e colorir as vendas que superaram as metas ? E representar graficamente com setas dentro das células a evolução das contas ? Tudo isso o Excel faz automaticamente, desde que você faça corretamente as configurações.

  • Como usar a Formatação Condicional
  • Realçar Regras das Células que contenham Números, Textos, Datas e Valores Duplicados.
  • Criar Gráficos nas células de acordo com os conteúdos das mesmas
  • Como Criar novas regras de formatação, usando inclusive fórmulas.
  • Como Limpar as Regras de Formatação.
  • Como Gerenciar as Regras de Formatação: Editar ou Excluir uma regra existente ou Criar uma Nova.

12) EQUATION (IMAGEM)

Aprenderemos aqui a usar o EDITOR DE EQUAÇÕES da MicroSoft “EQUATION”, também disponível no Word, Power Point e outros. Criaremos diversas equações matemáticas usando este recurso. Ótimo para editar Monografias ou escrever uma equação que será resolvida nas células da planilha.

  • Inserindo o EQUATION
  • Inserindo expressões numéricas fracionárias
  • Inserindo equações de grau “n”
  • Inserindo Radicais, Potências e Letras Gregas.
  • Inserindo expressões de Cálculos: Limites, Derivadas e Integrais.

13) FUNÇÕES DE PESQUISA E REFERÊNCIA

As funções de PESQUISA e REFERÊNCIA são aquelas que tornam a nossa planilha dinâmica. Imagine você digitar numa célula a MATRÍCULA de um funcionário e nas células seguintes aparecer o NOME, SETOR, SALÁRIO e DATA DE ADMISSÃO daquele funcionário, como uma mágica; Outro exemplo: você digita o Código de um produto e aparece nas células relacionadas o PREÇO UNITÁRIO, a ALÍQUOTA DO IMPOSTO, etc.

  • Função PROCV
  • Função PROCH
  • Função ÍNDICE e CORRESP
  • Função SEERRO aninhada com as funções PROCV e PROCH.

1) SEGURANÇA

•    Senhas de Pasta de Trabalho

•    Protegendo uma planilha – definindo uma senha

•    Senhas de Células

•    Senhas de Salvamento

2) VISUALIZAÇÃO DE PLANILHAS

•    Modos de Visualização Personalizados no Excel

3) FÓRMULAS E FUNÇÕES IMPORTANTES

•    Aninhamento de Funções

•    Fórmulas Matriciais (ganhe Tempo com elas)

•    Funções de Procura e Referência (ProcV, ProcH, Índice, etc)

•    Funções de Erro (SeErro, ÉErro, ÉErros, etc)

•    Funções Lógicas (Se, E, Ou, etc)

4) HIPERLINKS

•    Criando uma PLANILHA DE MENUS

•    HiperLinks em Textos e Figuras

•    Acessando Word, Power Point e NotePad com HiperLinks

•    Ocultando Linhas e Colunas

•    Plano de Fundo

5) ATINGIR META E SOLVER

•    Atingir Meta

•    Solver

6) BANCO DE DADOS

•    Criar um Banco de Dados no Excel (Tabela)

•    Renomear o Banco de Dados

•    A Linha de Totais

•    Classificando (Ordenando) Dados

•    Criando Listas de Ordenação Personalizadas

•    Ordenando por Cores

•    Excluindo Dados Repetidos

•    Filtrando Dados em Uma Lista

•    Localizando Registros Individuais

•    Filtro Avançado – Definindo e Utilizando Faixas de Critérios

•    Filtrando com Critérios de Texto

•    Filtrando com Critérios Calculados

7) DADOS EXTERNOS (LISTAS, EXPORTAÇÃO e IMPORTAÇÃO DE DADOS)

•    Importação de Dados

•    Exportação de Dados

•    Funções para análise dos dados de uma lista

•    Trabalhando com o Excel no Word, Power Point e Access

•    Texto para Colunas

8) VALIDAÇÃO DE DADOS

•    VALIDAÇÃO DE DADOS – Definindo critérios para validação de dados

•    Criando regras para o preenchimento de células

•    Criando DROP-DOWN (caixas de combinação) para facilitar a entrada de dados nas células

•    Criando fórmulas que irão criticar os dados digitados

•    Fazendo com que apenas alguns tipos de dados sejam digitados nas células: Apenas DATAS, apenas NÚMEROS, apenas MOEDAS, definindo o TAMANHO DOS CARACTERES, etc.

9) TABELAS E GRÁFICOS DINÂMICOS

•    Tabelas Dinâmicas – Introdução

•    Tabelas Dinâmicas – Conceito e Apresentação

•    Tabelas Dinâmicas – Mais sobre filtros básicos

•    Tabelas Dinâmicas – múltiplos campos de Coluna

•    Tabelas Dinâmicas – múltiplos campos de Linha

•    Tabelas Dinâmicas – Seleção Estruturada

•    Tabelas Dinâmicas – O Recurso de AutoFormatação

•    Classificação e Formatação de Células Vazias

•    Tabelas Dinâmicas – Mais opções de configuração

•    Gráficos Dinâmicos – Formatações e Alteração de Tipo

•    Alterando os campos que compõem o gráfico

10) SUB TOTAIS

•    Calculando SubTotais/Resumos

•    Criando Subtotais – Mais um exemplo simples

11) CONSOLIDAÇÃO DE DADOS

•    Configurações e alterações em dados consolidados

•    Introdução à consolidação de dados

•    Consolidação de dados: Exemplos Práticos

•    Consolidação por categoria – Exemplos Práticos

•    Configurações relacionadas a consolidação de dados

•    Consolidação com dados de múltiplos arquivos

12) ANÁLISE E CENÁRIOS

•    Análise de Dados com o Excel – Introdução e Conceitos

•    Análise/Simulações baseadas em uma Tabela de Dados

•    Análise/Simulações: Simulação com múltiplos valores

•    Análise/Simulações: Simulação com duas variáveis

•    Atingindo Objetivos – A Ferramenta Atingir Metas

•    Gerenciando Cenários – Introdução e Exemplo

13) INTRODUÇÃO AO “VBA”

•    VBA – Visual Basic for Application, a linguagem de programação do Excel

•    Macros – Definição, Acesso, etc

•    Macros de Teclado – Referências Relativas e Absolutas

•    Criando BOTÕES que executam as minhas Macros de Teclado

•    Personalizando a FAIXA DE OPÇÕES para gerenciar as minhas Macros

•    Editando as Macros criadas

• VBA – Visual Basic for Application – Por que devo estudar esta matéria
• Guia Desenvolvedor – Exibindo e Ocultando
• Como acessar o VBA
• Atalhos do VBA
• Macros de Teclado
• Referências RELATIVAS e ABSOLUTAS
• Criando botões que executam as Macros
• Segurança de Macro (Central de Confiabilidade)
• Como Habilitar as Macros
• Definição de Locais
• Segurança
• Senhas de Macro
• A Linguagem VBA
• Macros criadas usando a linguagem VBA
• Criando as primeiras Macros
• Definições e diferenças entre Macros (SUB) e Funções (FUNCTION)
• Deslocando-se nas Planilhas com os comandos: ActiveCell, Range, OffSet, Cells e outros
• Controlando Entrada e Saída de Dados com as Caixas de Combinação INPUTBOX e MSGBOX
• Laços: FOR NEXT
• Laços FOR EACH
• Loops: DO – WHILE, DO – UNTIL, etc
• Expressões e Críticas dos Dados
• Formulários do VBA

INTRODUÇÃO A DASHBOARDS

  • O que é um dashboard
  • Vantagens da criação de dashboard em Excel
  • Exemplos de dashboards
  • Apresentação dos dashboards do treinamento.

O GRÁFICO TERMÔMETRO

  • Utilizando uma imagem
  • Utilizando Formas

O GRÁFICO VELOCÍMETRO

  • Velocímetro de 360°
  • Velocímetro de 180°
  • Construindo o fundo do velocímetro
  • Construindo o ponteiro do velocímetro.

MONTANDO A BASE DE DADOS DO PAINEL DAS MONTADORAS

  • Tabela Base
  • Tabela de produção por montadora
  • Tabela de montadoras por ordem de produção
  • Tabela da evolução anual da produção

MONTANDO O PAINEL DE SELEÇÃO DA TABELA DAS MONTADORAS

  • O painel
  • Preparando a área de trabalho
  • Inserindo e formatando a Caixa de Grupo
  • Inserindo e configurando os Botões de Opção
  • Inserindo funcionalidade ao painel

MONTANDO O GRÁFICO ANUAL DE PRODUÇÃO DO PAINEL DAS MONTADORAS

  • O gráfico anual de produção por montadora
  • Inserindo o gráfico
  • Configurando o gráfico
  • Formatando o gráfico

MONTANDO A TABELA DE RANKING DAS MONTADORAS

  • A tabela
  • Construindo a tabela
  • Criando gráficos de células

MONTANDO OS VELOCÍMETROS

  • Velocímetros
  • Construindo a tabela do gráfico Fundo
  • Construindo o gráfico Fundo
  • Montando a tabela do gráfico Ponteiro
  • Montando o gráfico Ponteiro
  • Ligando os gráficos
  • Criando o odômetro do volume de produção
  • Elaborando a placa com o nome da montadora

AJUSTES FINAIS

  • Finalizando o trabalho
  • Ocultando a planilha Base
  • Eliminando linhas de grade e títulos de linha e coluna
  • Protegendo o trabalho
Você pode fazer os módulos separadamente.

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Prof. Paulo Henrique

Graduado em Economia com Pós em Economia e Finanças.Conta com mais de 14 anos de atuação em diversas empresas do Brasil, dentre as quais destacamos: Banco do Brasil, BB Previdência, Bancoob, Caixa Econômica, Cassi, Clínica OncoVida, Cooperforte, Confederal, CTIS, GVT, Regius, Sicoob, TSE.Consultor de Matemática, Matemática Financeira, Matemática Financeira no Excel, Matemática Financeira na HP 12C, Estatística Aplicada, Estatística Aplicada no EXCEL, Estatística Aplicada na HP 12C, Raciocínio Lógico, Economia, Macro Economia, Micro Economia, etc.Consultor de Pacote Office, Básico e Avançado, incluindo: Word, Power Point, Excel, Gerenciamento de Projetos com MS Project, etc.

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