Público Alvo
Destinado a profissionais de CPD • Área financeira • RH • Mesa de Negócios • Setor de cobrança • Estatísticos • Auditores • Corretores • Engenheiros • Comerciantes • Estoquistas • Universitários • entre outros.
Proporcionar aos participantes do curso, conhecimentos para criação de um Banco de Dados, Tabelas e Consultas; Criação de Relatórios e Etiquetas, utilizando o Access.
Possibilitar aos alunos aquisição de conhecimentos básicos na criação e gerenciamento de dados, através dos objetivos fundamentais da aplicativo Access (tabelas, consultas, formulários, relatórios e macros).
01 – CONCEITOS BÁSICOS DE BANCO DE DADOS – Definições
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- Banco de Dados
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- Banco de Dados Relacional
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- Tabelas
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- Consultas
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- Formulários
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- Relatórios
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- Macros
- Módulos
02 – O QUE HÁ DE NOVO NO ACCESS 2016
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- As coisas mais importantes que mudaram com a chegada do ACCESS 2016
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- Comparações entre as últimas versões do ACCESS (2003-2007-2010-2013)
- Como converter seu arquivo .mdb (versão 2003) em um arquivo .accdb (versões 2007-2010-2013) e vice-versa
03 – O QUE É O ACCESS
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- Como acessar o ACCESS
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- Como acessar o ACCESS pelo teclado (Atalho)
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- Visão introdutória do ACCESS (desde INICIAR até SALVAR um arquivo de BD)
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- Área de Trabalho do ACCESS
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- Faixa de Opções
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- Barras de Títulos, de Menu e de Ferramentas
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- Painel de Navegação e de Tarefas
- Barra de Status
04 – BANCO DE DADOS – Criação
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- Partes de um Banco de Dados
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- Projetando um Banco de Dados
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- Criando um Banco de Dados
- Atalhos do Access
05 – TABELAS – Criação
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- O que é uma Tabela
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- Como Planejar as Tabelas do meu Banco de Dados
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- Como Criar uma Tabela no Modo Design
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- Campos x Registros
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- Campos – Definição – A importância e a necessidade dos CAMPOS CHAVES
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- Tipos de Campo: Texto Curto, Texto Longo (Memorando), Número, Data/Hora, Moeda, Numeração Automática (Auto Numeração), Sim/Não, Objeto OLE, Hiperlink, Anexo, Calculado e Assistente de Pesquisa)
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- Propriedades dos Campos (Tamanho, Requerido, Formatação, Máscara de Entrada, Legenda, Valor Padrão, Regra de Validação, Texto de Validação, etc)
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- Salvando as Tabelas
- Atalhos do Access
06 – TABELAS – Edição
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- Modo Tabela x Modo Design
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- Entrando dados em Tabelas
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- Copiar, Recortar e Colar
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- Adicionando um NOVO Registro
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- EXCLUINDO um Registro da Tabela
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- Desfazer x Refazer
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- Formatações de Dados: Auto Ajuste das Colunas e das Linhas, Fonte, Alinhamento, Cores, Bordas, Alternar Cores das Linhas etc.
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- Classificando Dados na Tabela
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- Localizar e Substituir
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- Inserir e Excluir linhas e colunas
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- Filtrando Dados na Tabela – Filtrar por Seleção e Filtro Avançado
- Congelar Campos
07 – IMPORTAÇÃO x EXPORTAÇÃO
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- Importar Dados – O que é
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- Diferença entre IMPORTAR e VINCULAR Dados
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- Importando Dados do Excel
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- Deixando que o OutLook faça todo o trabalho no dia e hora agendados
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- Porque Salvar as Etapas da Importação
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- Vinculando Dados do Excel – Quais são as minhas limitações
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- Importando Dados de TXT
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- Importando Dados de outro Banco de Dados do Access
- Exportando Dados para o Excel e Salvando as Etapas da Importação
08 – CONSULTAS – Criação
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- Tipos de Consultas (Seleção – default, Parâmetro, Atualização, Exclusão, Criar Tabela, Totais e Resumos, etc)
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- Parâmetros das Consultas (Campos, Critérios, Classificação, Mostrar, etc)
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- Operadores das Consultas (Como, Negado, É Nulo, É Negado Nulo, etc)
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- Funções das Consultas (SeImed, Mês, Ano, Dia, Esquerda, Direita, etc)
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- Criando uma Consulta Seleção
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- Criando uma Consulta Parâmetro
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- Criando uma Consulta Atualização
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- Criando uma Consulta Exclusão
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- Criando uma Consulta Criar Tabela
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- Criando uma Consulta de TOTAIS
- Criando uma Consulta de Tabela de Referência Cruzada
09 – RELACIONAMENTOS – Criação
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- Planejando as Tabelas que farão parte do meu Banco de Dados Relacional
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- Criação do BD no papel
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- Criação das Tabelas e dos Campos Chaves
- Como Relacionar as Tabelas
10 – FORMULÁRIOS – Criação
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- O que é um Formulário
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- Os vários Tipos de Formulários no Access
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- Criando um Formulário Automático
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- Alterando o Formulário criado no Modo Layoute
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- Alterando o Formulário criado no Modo Design
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- Régua – Exibindo e Ocultando
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- Grade – Exibindo e Ocultando
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- Formatações de Dados: Fontes, Largura e Altura dos Campos, Cores, Rótulos e Caixas de Texto, Auto Ajuste dos Campos, Alinhamento, Bordas, Pincel, etc.
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- Criando um Formulário de Vários Itens
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- Criando um Formulário Dividido
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- Criando um Formulário para as Tabelas
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- Criando um Formulário para as Consultas
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- Criando um Formulário no Modo Design
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- Campos dos Formulários – Campos Calculados, Expressões e Funções Matemáticas e de BD; Propriedades
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- Criando e Editando Formulários com Sub-Formulários
- INTRODUÇÃO AO ACCESS AVANÇADO – Criando um FORMULÁRIO para servir de MENU para o nosso sistema, com MACROS PRÉ-MOLDADAS do Access
11 – RELATÓRIOS – Criação
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- O que é um Relatório
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- Os vários Tipos de Relatórios no Access
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- Criando um Relatório Automático
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- Alterando o Relatório criado no Modo Layoute
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- Alterando o Relatório criado no Modo Design
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- Régua – Exibindo e Ocultando
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- Grade – Exibindo e Ocultando
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- Formatações de Dados: Fontes, Largura e Altura dos Campos, Cores, Rótulos e Caixas de Texto, Auto Ajuste dos Campos, Alinhamento, Bordas, Pincel, etc.
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- Criando um Relatório de ETIQUETAS
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- Criando um Relatório para as Tabelas
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- Criando um Relatório para as Consultas
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- Criando um Relatório no Modo Design
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- Campos dos Relatórios – Campos Calculados, Expressões e Funções Matemáticas e de BD; Propriedades
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- Seções de um Relatório
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- Criando e Editando Relatórios com Sub-Relatórios
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- Controlando as Páginas – Numeração, Margens, Quebra de Páginas, Níveis de Grupo, etc
- Modos de Visualização do Relatório: Visualizar Impressão, Configurações de Impressão,
12 – FERRAMENTAS EXTRAS DO ACCESS
- Compactando ao Fechar
Ementa Access Intermediário
01 – REVISÃO
- Revisão dos principais itens do Access Básico
- Banco de Dados, Tabelas, Consultas, Formulários e Relatórios
02 – IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE BD
- Trazendo dados de outros Aplicativos
- Enviando dados a outros Aplicativos
- Diferença entre IMPORTAR e VINCULAR Dados
- Deixando que o OutLook faça todo o trabalho no dia e hora agendados
- Porque Salvar as Etapas da Importação
- Vinculando Dados do Excel – Quais são as minhas limitações
- Importando Dados de TXT
- Importando Dados de outro Banco de Dados do Access
- Exportando Dados para o Excel e Salvando as Etapas da Importação
03 – MACROS NO ACCESS
- O que é uma Macro
- Como Criar Macros no Access
- Como atribuir as Macros a um Botão
- Macros Prontas do Access (Pré-Moldadas)
- Como Criar Macros Estruturadas
- Como Expandir/Recolher todas as Ações das Macros
- Ações – Mostrar/Recolher Catálogo
- Ações – Mosttar/Recolher Todas as Ações das Macros
04 – FERRAMENTAS EXTRAS DO ACCESS
- Compactando e Reparando o BD ao Fechar
- Construtor de Expressões
- A Linguagem SQL nas CONSULTAS
05 – FORMULÁRIOS
- Criando um MENU usando um Formulário
- Atribuindo Macros pré-moldadas aos botões do Formulário
- Atribuindo Macros estruturadas aos botões do Formulário
- Abrir Formulários através de Macros
- Os vários tipos de Exibição dos Formulários nas Macros (Formulário, Design, Visualização de Impressão, Folha de Dados, etc).
- Filtros de Formulários nas Macros
- Condição Where (Onde) para Filtros Avançados
06 – RELATÓRIOS
- Incluindo o comando IMPRIMIR no MENU com MACROS
- Filtrando com MACROS antes de Imprimir
- Os vários tipos de Exibição dos Relatórios nas Macros (Imprimir, Design, Visualização de Impressão, Relatório, Layout, etc).
- Filtros de Formulários nas Macros
- Condição Where (Onde) para Filtros Avançados
07 – CONSULTAS COM MACROS
- Botões que executam Consultas
- Modos de Exibição
- Modos de Dados
08 – AÇÃO LÓGICA DE MACRO “SE”
- Ação SE
- Se – Então
- Como Encerrar Se
09 – AÇÃO “APLICAR FILTRO”
- Nome do Filtro
- Condição Where
- Nome do Controle
10 – AÇÃO “CAIXA DE MENSAGEM”
- Mensagem
- Alarme Sonoro
- Tipo
- Título
11 – SUBMACROS
- Chamadas pela Ação “Executar Macro”
- Chamadas pela Ação “AoOcorrerErro”
12 – MACROS DE EVENTOS
- Ao Abrir
- Ao Fechar
- Após Atualizar
- Ao Salvar
- etc
13 – VBA – Visual Basic for Application
- Pequena introdução ao VBA (tema do Access Avançado)
- Como Converter as Macros do Access na linguagem VBA
14 – SEGURANÇA
- Senha Convencional
- Criptografar com Senha
- Segurança de Macros
Ementa Access Avançado
Macros (Novos Recursos Access 2016);
Estrutura
Nomes
Argumentos
Condições
Ações
Criar uma Macro
Grupo de Macros
Macro Incorporada
Modificar e Corrigir
Executar Macros, Segurança de Macros, Habilitar ou Desabilitar uma Macro
Módulos (Tipos de Módulos, Procedimentos (Sub e Function)
Criar uma Função Personalizada
Criar um Procedimento de Evento
Pesquisador de Objetos
Importar e Exportar (Executar Importação, Salvar Passos, Executar Exportação, Salvar Passos)
Ementa Access VBA
01 – MÓDULOS – A linguagem VBA no Access
- Estrutura da Linguagem VBA – Visual Basic for Application
- Como acessar a plataforma VBA
- Como criar e executar um Módulo (Macro VBA)
- O jogo de Cores no VBA (azul, preto, verde, vermelho, amarelo)
- Nomes Reservados (Sub, Function, If, InputBox, MsgBox, etc)
02 – MACROS E MÓDULOS
- Convertendo Macros em Módulos
- Análises de Erros
- Códigos de Erros
03 – OPERADORES E FUNÇÕES DO VBA
- Operadores Matemáticos (+ – * / ˆ &)
- Operadores Lógicos (If Or And etc)
- Principais Funções do VBA (Sum, Rnd, Date, etc)
04 – DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
- Porque Declarar Variáveis
- Como Declarar variáveis
- Tipos de Variáveis (String, Integer, Byte, Double, Range, etc)
05 – FUNÇÕES PERSONALIZADAS NO ACCESS
- Como criar e executar uma Função no VBA
- Nomes Permitidos e Parâmetros
- Declaração de Variáveis
- Criando uma Função para o cálculo do IRRF
06 – MACROS PERSONALIZADAS
- Estrutura
- Estruturação de uma Macro
- Lógica de Programação
- Críticas (IsNumeric, IsEmpty, IsNull, etc)
- Direcionamento (GoTo)
- Tratamento de Erros (On Error)
07 – CAIXAS DE MENSAGENS
- O comando InputBox
- O comando MsgBox
08 – LAÇOS
- For – Next
- Do – Loop
09 – MACROS DE EVENTOS
- Ao Abrir
- Ao Fechar
- Após Atualizar
- Ao Salvar
- etc
10 – SEGURANÇA DE MACRO
- Habilitar ou Desabilitar Macros
- Locais Confiáveis