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Curso de Access

O objetivo deste Curso de Access é capacitar o aluno a utilizar os recursos do Banco de Dados Microsoft Access

Público Alvo

Destinado a profissionais de CPD • Área financeira • RH • Mesa de Negócios • Setor de cobrança • Estatísticos • Auditores • Corretores • Engenheiros • Comerciantes • Estoquistas • Universitários • entre outros.

O que você irá aprender no Curso de Access Básico

Conceitos e Definições Básicas de Banco de Dados
O que há de novo no Access 2016
O que é o Access
Criação de Banco de Dados
Criação e Edição de Tabelas
Importação X Exportação
Criação de Consultas
Criação de Relacionamentos
Criação de Formulários
Criação de Relatórios
Ferramentas Extras do Access

Já estamos usando a versão 2016 (a última adotada pela Microsoft). Esta versão é compatível com as anteriores (2013, 2010, 2007, 2003, …), mas aumenta a sua competitividade no mercado ao trabalhar com a tecnologia das “nuvens” (cloud).
Se você preferir, podemos atendê-lo nas versões 2013, 2010 ou 2007 ou 2003.

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Proporcionar aos participantes do curso, conhecimentos para criação de um Banco de Dados, Tabelas e Consultas; Criação de Relatórios e Etiquetas, utilizando o Access.

Possibilitar aos alunos aquisição de conhecimentos básicos na criação e gerenciamento de dados, através dos objetivos fundamentais da aplicativo Access (tabelas, consultas, formulários, relatórios e macros).

01 – CONCEITOS BÁSICOS DE BANCO DE DADOS – Definições

  • Banco de Dados
  • Banco de Dados Relacional
  • Tabelas
  • Consultas
  • Formulários
  • Relatórios
  • Macros
  • Módulos

02 – O QUE HÁ DE NOVO NO ACCESS 2016

  • As coisas mais importantes que mudaram com a chegada do ACCESS 2016
  • Comparações entre as últimas versões do ACCESS (2003-2007-2010-2013)
  • Como converter seu arquivo .mdb (versão 2003) em um arquivo .accdb (versões 2007-2010-2013) e vice-versa

03 – O QUE É O ACCESS

  • Como acessar o ACCESS
  • Como acessar o ACCESS pelo teclado (Atalho)
  • Visão introdutória do ACCESS (desde INICIAR até SALVAR um arquivo de BD)
  • Área de Trabalho do ACCESS
  • Faixa de Opções
  • Barras de Títulos, de Menu e de Ferramentas
  • Painel de Navegação e de Tarefas
  • Barra de Status

04 – BANCO DE DADOS – Criação

  • Partes de um Banco de Dados
  • Projetando um Banco de Dados
  • Criando um Banco de Dados
  • Atalhos do Access

05 – TABELAS – Criação

  • O que é uma Tabela
  • Como Planejar as Tabelas do meu Banco de Dados
  • Como Criar uma Tabela no Modo Design
  • Campos x Registros
  • Campos – Definição – A importância e a necessidade dos CAMPOS CHAVES
  • Tipos de Campo: Texto Curto, Texto Longo (Memorando), Número, Data/Hora, Moeda, Numeração Automática (Auto Numeração), Sim/Não, Objeto OLE, Hiperlink, Anexo, Calculado e Assistente de Pesquisa)
  • Propriedades dos Campos (Tamanho, Requerido, Formatação, Máscara de Entrada, Legenda, Valor Padrão, Regra de Validação, Texto de Validação, etc)
  • Salvando as Tabelas
  • Atalhos do Access

06 – TABELAS – Edição

  • Modo Tabela x Modo Design
  • Entrando dados em Tabelas
  • Copiar, Recortar e Colar
  • Adicionando um NOVO Registro
  • EXCLUINDO um Registro da Tabela
  • Desfazer x Refazer
  • Formatações de Dados: Auto Ajuste das Colunas e das Linhas, Fonte, Alinhamento, Cores, Bordas, Alternar Cores das Linhas etc.
  • Classificando Dados na Tabela
  • Localizar e Substituir
  • Inserir e Excluir linhas e colunas
  • Filtrando Dados na Tabela – Filtrar por Seleção e Filtro Avançado
  • Congelar Campos

07 – IMPORTAÇÃO x EXPORTAÇÃO

  • Importar Dados – O que é
  • Diferença entre IMPORTAR e VINCULAR Dados
  • Importando Dados do Excel
  • Deixando que o OutLook faça todo o trabalho no dia e hora agendados
  • Porque Salvar as Etapas da Importação
  • Vinculando Dados do Excel – Quais são as minhas limitações
  • Importando Dados de TXT
  • Importando Dados de outro Banco de Dados do Access
  • Exportando Dados para o Excel e Salvando as Etapas da Importação

08 – CONSULTAS – Criação

  • Tipos de Consultas (Seleção – default, Parâmetro, Atualização, Exclusão, Criar Tabela, Totais e Resumos, etc)
  • Parâmetros das Consultas (Campos, Critérios, Classificação, Mostrar, etc)
  • Operadores das Consultas (Como, Negado, É Nulo, É Negado Nulo, etc)
  • Funções das Consultas (SeImed, Mês, Ano, Dia, Esquerda, Direita, etc)
  • Criando uma Consulta Seleção
  • Criando uma Consulta Parâmetro
  • Criando uma Consulta Atualização
  • Criando uma Consulta Exclusão
  • Criando uma Consulta Criar Tabela
  • Criando uma Consulta de TOTAIS
  • Criando uma Consulta de Tabela de Referência Cruzada

09 – RELACIONAMENTOS – Criação

  • Planejando as Tabelas que farão parte do meu Banco de Dados Relacional
  • Criação do BD no papel
  • Criação das Tabelas e dos Campos Chaves
  • Como Relacionar as Tabelas

10 – FORMULÁRIOS – Criação

  • O que é um Formulário
  • Os vários Tipos de Formulários no Access
  • Criando um Formulário Automático
  • Alterando o Formulário criado no Modo Layoute
  • Alterando o Formulário criado no Modo Design
  • Régua – Exibindo e Ocultando
  • Grade – Exibindo e Ocultando
  • Formatações de Dados: Fontes, Largura e Altura dos Campos, Cores, Rótulos e Caixas de Texto, Auto Ajuste dos Campos, Alinhamento, Bordas, Pincel, etc.
  • Criando um Formulário de Vários Itens
  • Criando um Formulário Dividido
  • Criando um Formulário para as Tabelas
  • Criando um Formulário para as Consultas
  • Criando um Formulário no Modo Design
  • Campos dos Formulários – Campos Calculados, Expressões e Funções Matemáticas e de BD; Propriedades
  • Criando e Editando Formulários com Sub-Formulários
  • INTRODUÇÃO AO ACCESS AVANÇADO – Criando um FORMULÁRIO para servir de MENU para o nosso sistema, com MACROS PRÉ-MOLDADAS do Access

11 – RELATÓRIOS – Criação

  • O que é um Relatório
  • Os vários Tipos de Relatórios no Access
  • Criando um Relatório Automático
  • Alterando o Relatório criado no Modo Layoute
  • Alterando o Relatório criado no Modo Design
  • Régua – Exibindo e Ocultando
  • Grade – Exibindo e Ocultando
  • Formatações de Dados: Fontes, Largura e Altura dos Campos, Cores, Rótulos e Caixas de Texto, Auto Ajuste dos Campos, Alinhamento, Bordas, Pincel, etc.
  • Criando um Relatório de ETIQUETAS
  • Criando um Relatório para as Tabelas
  • Criando um Relatório para as Consultas
  • Criando um Relatório no Modo Design
  • Campos dos Relatórios – Campos Calculados, Expressões e Funções Matemáticas e de BD; Propriedades
  • Seções de um Relatório
  • Criando e Editando Relatórios com Sub-Relatórios
  • Controlando as Páginas – Numeração, Margens, Quebra de Páginas, Níveis de Grupo, etc
  • Modos de Visualização do Relatório: Visualizar Impressão, Configurações de Impressão,

12 – FERRAMENTAS EXTRAS DO ACCESS

  • Compactando ao Fechar

01 – REVISÃO

  • Revisão dos principais itens do Access Básico
  • Banco de Dados, Tabelas, Consultas, Formulários e Relatórios

02 – IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE BD

  • Trazendo dados de outros Aplicativos
  • Enviando dados a outros Aplicativos
  • Diferença entre IMPORTAR e VINCULAR Dados
  • Deixando que o OutLook faça todo o trabalho no dia e hora agendados
  • Porque Salvar as Etapas da Importação
  • Vinculando Dados do Excel – Quais são as minhas limitações
  • Importando Dados de TXT
  • Importando Dados de outro Banco de Dados do Access
  • Exportando Dados para o Excel e Salvando as Etapas da Importação

03 – MACROS NO ACCESS

  • O que é uma Macro
  • Como Criar Macros no Access
  • Como atribuir as Macros a um Botão
  • Macros Prontas do Access (Pré-Moldadas)
  • Como Criar Macros Estruturadas
  • Como Expandir/Recolher todas as Ações das Macros
  • Ações – Mostrar/Recolher Catálogo
  • Ações – Mosttar/Recolher Todas as Ações das Macros

04 – FERRAMENTAS EXTRAS DO ACCESS

  • Compactando e Reparando o BD ao Fechar
  • Construtor de Expressões
  • A Linguagem SQL nas CONSULTAS

05 – FORMULÁRIOS

  • Criando um MENU usando um Formulário
  • Atribuindo Macros pré-moldadas aos botões do Formulário
  • Atribuindo Macros estruturadas aos botões do Formulário
  • Abrir Formulários através de Macros
  • Os vários tipos de Exibição dos Formulários nas Macros (Formulário, Design, Visualização de Impressão, Folha de Dados, etc).
  • Filtros de Formulários nas Macros
  • Condição Where (Onde) para Filtros Avançados

06 – RELATÓRIOS

  • Incluindo o comando IMPRIMIR no MENU com MACROS
  • Filtrando com MACROS antes de Imprimir
  • Os vários tipos de Exibição dos Relatórios nas Macros (Imprimir, Design, Visualização de Impressão, Relatório, Layout, etc).
  • Filtros de Formulários nas Macros
  • Condição Where (Onde) para Filtros Avançados

07 – CONSULTAS COM MACROS

  • Botões que executam Consultas
  • Modos de Exibição
  • Modos de Dados

08 – AÇÃO LÓGICA DE MACRO “SE”

  • Ação SE
  • Se – Então
  • Como Encerrar Se

09 – AÇÃO “APLICAR FILTRO

  • Nome do Filtro
  • Condição Where
  • Nome do Controle

10 – AÇÃO “CAIXA DE MENSAGEM”

  • Mensagem
  • Alarme Sonoro
  • Tipo
  • Título

11 – SUBMACROS

  • Chamadas pela Ação “Executar Macro”
  • Chamadas pela Ação “AoOcorrerErro”

12 – MACROS DE EVENTOS

  • Ao Abrir
  • Ao Fechar
  • Após Atualizar
  • Ao Salvar
  • etc

13 – VBA – Visual Basic for Application

  • Pequena introdução ao VBA (tema do Access Avançado)
  • Como Converter as Macros do Access na linguagem VBA

14 – SEGURANÇA

  • Senha Convencional
  • Criptografar com Senha
  • Segurança de Macros

Macros (Novos Recursos Access 2016);
Estrutura
Nomes
Argumentos
Condições
Ações
Criar uma Macro
Grupo de Macros
Macro Incorporada
Modificar e Corrigir
Executar Macros, Segurança de Macros, Habilitar ou Desabilitar uma Macro
Módulos (Tipos de Módulos, Procedimentos (Sub e Function)
Criar uma Função Personalizada
Criar um Procedimento de Evento
Pesquisador de Objetos
Importar e Exportar (Executar Importação, Salvar Passos, Executar Exportação, Salvar Passos)

01 – MÓDULOS – A linguagem VBA no Access

  • Estrutura da Linguagem VBA – Visual Basic for Application
  • Como acessar a plataforma VBA
  • Como criar e executar um Módulo (Macro VBA)
  • O jogo de Cores no VBA (azul, preto, verde, vermelho, amarelo)
  • Nomes Reservados (Sub, Function, If, InputBox, MsgBox, etc)

02 – MACROS E MÓDULOS

  • Convertendo Macros em Módulos
  • Análises de Erros
  • Códigos de Erros

03 – OPERADORES E FUNÇÕES DO VBA

  • Operadores Matemáticos (+ – * / ˆ &)
  • Operadores Lógicos (If Or And etc)
  • Principais Funções do VBA (Sum, Rnd, Date, etc)

04 – DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS

  • Porque Declarar Variáveis
  • Como Declarar variáveis
  • Tipos de Variáveis (String, Integer, Byte, Double, Range, etc)

05 – FUNÇÕES PERSONALIZADAS NO ACCESS

  • Como criar e executar uma Função no VBA
  • Nomes Permitidos e Parâmetros
  • Declaração de Variáveis
  • Criando uma Função para o cálculo do IRRF

06 – MACROS PERSONALIZADAS

  • Estrutura
  • Estruturação de uma Macro
  • Lógica de Programação
  • Críticas (IsNumeric, IsEmpty, IsNull, etc)
  • Direcionamento (GoTo)
  • Tratamento de Erros (On Error)

07 – CAIXAS DE MENSAGENS

  • O comando InputBox
  • O comando MsgBox

08 – LAÇOS

  • For – Next
  • Do – Loop

09 – MACROS DE EVENTOS

  • Ao Abrir
  • Ao Fechar
  • Após Atualizar
  • Ao Salvar
  • etc

10 – SEGURANÇA DE MACRO

  • Habilitar ou Desabilitar Macros
  • Locais Confiáveis

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Prof. Paulo Henrique

Graduado em Economia com Pós em Economia e Finanças.Conta com mais de 14 anos de atuação em diversas empresas do Brasil, dentre as quais destacamos: Banco do Brasil, BB Previdência, Bancoob, Caixa Econômica, Cassi, Clínica OncoVida, Cooperforte, Confederal, CTIS, GVT, Regius, Sicoob, TSE.Consultor de Matemática, Matemática Financeira, Matemática Financeira no Excel, Matemática Financeira na HP 12C, Estatística Aplicada, Estatística Aplicada no EXCEL, Estatística Aplicada na HP 12C, Raciocínio Lógico, Economia, Macro Economia, Micro Economia, etc.Consultor de Pacote Office, Básico e Avançado, incluindo: Word, Power Point, Excel, Gerenciamento de Projetos com MS Project, etc.
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