Biblioteca de funções no Excel

A biblioteca de funções está localizada na guia Fórmulas. Nesta opção você poderá encontrar e selecionar as funções do Excel 2010 que estão distribuídas em categorias tais como; Financeira, Lógica, Texto, Data e Hora e muito mais.  A seguir, veremos a descrição de cada uma das categorias para que você as encontre de maneira mais fácil e rápida.

1. Inserir função:

Com esta opção, é possível encontrar facilmente a função que você precisa, digitando apenas a descrição.

2. AutoSoma:

Com este comando, você poderá obter automaticamente o resultado de funções comuns.

3. Usadas Recentemente:

Utilize esta categoria para acessar as funções usadas recentemente. 

4. Financeira:

Esta categoria contém funções para cálculos financeiros tais como, determinar um pagamento (PGTO) ou a taxa de juros de um empréstimo (JUROSACUM).

5. Lógica:

As funções desta categoria, avaliam os argumentos por valor ou condição. Por exemplo, se uma ordem é superior a R$ 50,00 será cobrado o valor de R$ 4,99 a mais

6. Texto:

Esta categoria contém funções que trabalham com argumentos textuais. Por exemplo, converter palavras em maiúsculas ou ordenar textos.

7. Data e Hora:

Aqui você encontrará funções para trabalhar com datas e horas. É possível encontrar resultados como a data e a hora atual.

8. Pesquisa e referências:

Contém funções para obter resultados por busca e referências. Por exemplo, você poderá incluir um hiperlink em uma célula ou ver o valor de uma intersecção de uma linha e coluna.

9. Matemáticas e trigonométricas:

Com esta opção você poderá incluir funções para argumentos numéricos. Por exemplo, poderá arredondar valores (ARREDONDAR), encontrar o valor do Pi (PI), multiplicar (MULT), subtotal (SUBTOTAL) e muito mais.

10. Mais funções:

Aqui é possível ter acesso as funções adicionais dentro das categorias Estatísticas, Engenharia, Cubo, Informação e Compatibilidade.

Como usar a Biblioteca?

Vamos supor que você é um vendedor e precisa de uma função para contar a quantidade de dias entre a data do pedido e a do dia que os seus clientes querem receber a mercadoria. Para isto, devemos criar uma planilha parecida com esta abaixo.

 

 

Passo 1: 

Selecione a célula na qual você quer que apareça o resultado. Vamos escolher a E3.

Passo 2:

Clique na guia Fórmulas e encontre o grupo Biblioteca de funções. Agora selecione a categoria da função que você precisa.

Passo 3:

Neste exemplo, vamos usar o comando Data e Hora.

Passo 4:

Selecionamos a opção DIATRABALHOTOTAL que ontará os dias entre a data do pedido e a data da entrega sugerida pelo cliente.

Passo 5:

Será exibido uma caixa de diálogo Argumentos de função. Posicione o cursor no primeiro campo chamado Data_Inicial e em seguida selecione ou digite o número da célula correspondente (C3 por exemplo). Agora, posicione o cursor no próximo campo (Data_Final) e repita o mesmo procedimento.

Passo 6:

Clique no botão OK e o resultado aparecerá na célula que escolhida.

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