Dicas da Clínica de Matemática

Biblioteca de funções no Excel

A biblioteca de funções está localizada na guia Fórmulas. Nesta opção você poderá encontrar e selecionar as funções do Excel 2010 que estão distribuídas em categorias tais como; Financeira, Lógica, Texto, Data e Hora e muito mais.  A seguir, veremos a descrição de cada uma das categorias para que você as encontre de maneira mais fácil e rápida.

1. Inserir função:

Com esta opção, é possível encontrar facilmente a função que você precisa, digitando apenas a descrição.

2. AutoSoma:

Com este comando, você poderá obter automaticamente o resultado de funções comuns.

3. Usadas Recentemente:

Utilize esta categoria para acessar as funções usadas recentemente. 

4. Financeira:

Esta categoria contém funções para cálculos financeiros tais como, determinar um pagamento (PGTO) ou a taxa de juros de um empréstimo (JUROSACUM).

5. Lógica:

As funções desta categoria, avaliam os argumentos por valor ou condição. Por exemplo, se uma ordem é superior a R$ 50,00 será cobrado o valor de R$ 4,99 a mais

6. Texto:

Esta categoria contém funções que trabalham com argumentos textuais. Por exemplo, converter palavras em maiúsculas ou ordenar textos.

7. Data e Hora:

Aqui você encontrará funções para trabalhar com datas e horas. É possível encontrar resultados como a data e a hora atual.

8. Pesquisa e referências:

Contém funções para obter resultados por busca e referências. Por exemplo, você poderá incluir um hiperlink em uma célula ou ver o valor de uma intersecção de uma linha e coluna.

9. Matemáticas e trigonométricas:

Com esta opção você poderá incluir funções para argumentos numéricos. Por exemplo, poderá arredondar valores (ARREDONDAR), encontrar o valor do Pi (PI), multiplicar (MULT), subtotal (SUBTOTAL) e muito mais.

10. Mais funções:

Aqui é possível ter acesso as funções adicionais dentro das categorias Estatísticas, Engenharia, Cubo, Informação e Compatibilidade.

Como usar a Biblioteca?

Vamos supor que você é um vendedor e precisa de uma função para contar a quantidade de dias entre a data do pedido e a do dia que os seus clientes querem receber a mercadoria. Para isto, devemos criar uma planilha parecida com esta abaixo.

 

 

Passo 1: 

Selecione a célula na qual você quer que apareça o resultado. Vamos escolher a E3.

Passo 2:

Clique na guia Fórmulas e encontre o grupo Biblioteca de funções. Agora selecione a categoria da função que você precisa.

Passo 3:

Neste exemplo, vamos usar o comando Data e Hora.

Passo 4:

Selecionamos a opção DIATRABALHOTOTAL que ontará os dias entre a data do pedido e a data da entrega sugerida pelo cliente.

Passo 5:

Será exibido uma caixa de diálogo Argumentos de função. Posicione o cursor no primeiro campo chamado Data_Inicial e em seguida selecione ou digite o número da célula correspondente (C3 por exemplo). Agora, posicione o cursor no próximo campo (Data_Final) e repita o mesmo procedimento.

Passo 6:

Clique no botão OK e o resultado aparecerá na célula que escolhida.

Prof. Paulo Henrique

Graduado em Economia com Pós em Economia e Finanças.Conta com mais de 14 anos de atuação em diversas empresas do Brasil, dentre as quais destacamos: Banco do Brasil, BB Previdência, Bancoob, Caixa Econômica, Cassi, Clínica OncoVida, Cooperforte, Confederal, CTIS, GVT, Regius, Sicoob, TSE.Consultor de Matemática, Matemática Financeira, Matemática Financeira no Excel, Matemática Financeira na HP 12C, Estatística Aplicada, Estatística Aplicada no EXCEL, Estatística Aplicada na HP 12C, Raciocínio Lógico, Economia, Macro Economia, Micro Economia, etc.Consultor de Pacote Office, Básico e Avançado, incluindo: Word, Power Point, Excel, Gerenciamento de Projetos com MS Project, etc.
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