Prioridades Matemáticas no Excel
O Microsoft Excel é essencial para organizar e manipular dados. Ele permite que um usuário execute cálculos matemáticos usando uma variedade de funções, que variam desde somar até algumas formas lógicas mais complexas e sutis. O entendimento das prioridades matemáticas ajuda a manter a precisão de operações aritméticas.
Exemplo de Prioridade Matemática
Uma operação matemática como 3 + 7 x 4 pode ser calculada de duas maneiras. Primeiro, você pode somar 3 + 7 para obter 10 e, em seguida, multiplicar por 4. Nesse caso, o resultado seria 40. Alternativamente, você pode multiplicar 7 x 4 antes de somar 3, produzindo um resultado de 31.
Padrões de Prioridades Matemáticas
Existem regras para definir a sequência correta para realizar cálculos. Estas operam seguindo precisamente a ordem inversa da matemática convencional, da maior para a mais baixa:
-
- Potenciação (^)
- Radiciação (√)
- Multiplicação (*) e Divisão (/)
- Adição (+) e Subtração (-)
Usando Prioridades no Excel
Quando você usa a fórmula SOMA no Excel, é essencial que todas as operações sejam avaliadas antes da soma. A fórmula SOMA pode ser utilitada para somar os resultados de várias operações matemáticas complexas. Isto é, se você deseja somar várias quantidades e também multiplicar alguma delas, deve seguir o padrão de prioridades matemáticas.
O Excel guia o usuário usando parênteses para indicar quais partes das fórmulas serão calculadas primeiro. Esse recurso acelera o processamento de fórmulas. Por exemplo, se uma fórmula SOMA (A1:A6 + B1 * B2) não contiver parênteses, o Excel multiplicará B1 x B2 antes de somar A1 a A6. Pelo contrário, usando as prioridades matemáticas, (B1 * B2) + A1:A6 o Excel multiplicará B1 x B2 e somará A1 a A6 devido à presença dos parênteses.
O entendimento das prioridades matemáticas é fundamental para usar apropriadamente o Microsoft Excel. Ao usar expressões matemáticas mais elaboradas nas fórmulas, fique atento aos padrões de prioridades matemáticas para evitar erros de cálculo.
Como calcular prioridades matemáticas no Excel?
No Excel, é possível usar uma fórmula para calcular prioridades. A fórmula é baseada na regra da divisão por prioridade, que é a seguinte:
1) Primeiro divida o número de prioridades possíveis pelo número de linhas ou colunas.
2) Depois multiplique o número resultante pela posição relativa e adicione 1 ao resultado.
Nesta fórmula, o número de prioridades possíveis pode ser encontrado na célula C2, a posição relativa está na célula D2 e a fórmula vai ser =C2/D2+1. A fórmula deve ser inserida na célula que você deseja exibir a prioridade e depois aplicada às células selecionadas.
Essa fórmula pode ser aplicada para qualquer número de prioridades possíveis e posições relativas. Se você desejar atualizar os números de prioridades e posições relativas, basta alterar os números na célula C2 e D2 da fórmula.
Você também pode usar esta fórmula para aplicar uma escala de prioridades diferente (por exemplo, de 2 a 10 em vez de 1 a 5). Basta alterar o número de prioridades possíveis na célula C2 da fórmula.