Matemática Financeira na HP12C

Matemática Financeira na HP12C

Em tempo: HP é a abreviação de Hewlett Packard, empresa americana do ramo da informática, que desenvolveu a primeira calculadora científica (de mesa) em 1968, que permitia armazenar programas em cartões magnéticos; quatro anos depois, surgia o primeiro equipamento portátil. No site da HP (www.hp.com), são oferecidas dicas preciosas de operação de vários momentos produzidos pela multinacional.

A HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização entre outros. A HP 12C utiliza o método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas Calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

Foi lançada em 1981 e é utilizada até hoje para negociações financeiras, dominando principalmente o mercado na área imobiliária.

A calculadora HP 12C agiliza bastante as tarefas profissionais e acadêmicas, especialmente de estudantes de Economia, Ciências Contábeis e Administração (além das pós-graduações e dos cursos de graduação tecnológica relacionados a estas áreas, como Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, etc.). Ao contrário das “calculadoras de feira” (que fazem as operações básicas), o funcionamento deste equipamento não é intuitivo e simples: é preciso aprender a manuseá-lo.

A HP 12C é uma calculadora financeira que utiliza o sistema RPN (notação polonesa reversa, na sigla em inglês), criado na segunda metade do século XX. O sistema reduz o número de passos necessário para uma operação, trabalha com pares alternados (que devem ser definidos pelo operador), minimiza erros de computação e aumenta a velocidade operacional. O RPN não possui o sinal de igual (=) e a introdução dos dados segue outra ordem. Em um exemplo simples, para calcular (A + B) / C, deve-se digitar: A B + C /.

Certamente, ninguém iria utilizar um equipamento tão sofisticado para um cálculo que seria facilmente resolvido, inclusive de cabeça. A calculadora HP 12C é utilizada, entre outras operações financeiras, para calcular juros simples e compostos, amortizações e taxas nominais. Nos cursos universitários, os estudantes podem poupar tempo no cálculo de derivadas, integrais, vetores, etc.

A HP 12c é a mais indicada se…

  • Você vai trabalhar na área financeira;
  • Se na matéria de matemática financeira que você vai estudar tiver (consulte o programa):
  • Valor presente líquido (VPL);

  • Taxa interna de retorno (TIR);

  • Desvio padrão, média e média podenrada;

  • Regressão linear;

  • Projeção, correlação e coeficiente

Você precisa programar a calculadora para realizar cálculos repetitivos

A HP 12C não é mais indicada se…

  • Você vai ver matemática financeira apenas um período e… nunca mais;
  • Você não vai realizar nenhum dos cálculos acima indicados
  • Você não precisa programar a calculadora
  • A HP12C: Analisando cada Teclado da sua HP12C – Interpretando os Códigos de erro – Configurando a HP12C  – Estudando as 30 Memórias da HP
  • Cálculos na HP (Somar, Subtrair, Multiplicar, Dividir, Potência, Raiz e Logarítmo)
  • Operações com Datas (Dias da Semana, Datas Passadas, Datas Futuras, Intervalos Entre Datas, Dias Reais e Dias Comerciais)
  • Porcentagem
  • Juros Simples – O que são juros simples – As fórmulas envolvendo juros simples – Taxas de Juros Proporcionais – Como calcular as operações envolvendo juros simples tais como o desconto de cheques pré-datados, os juros por atraso de pagamento, as notas promissórias e os descontos de duplicatas;
  • Juros Compostos – O que são juros compostos – As fórmulas envolvendo juros compostos – Taxas de Juros Equivalentes – Como usar a calculadora HP12C para solucionar problemas juros compostos – Como calcular as operações envolvendo juros compostos
  • Estudo das Taxas – Capitalização e Descapitalização – Taxas Proporcionais – Taxas Equivalentes
  • Empréstimos e Financiamentos – Tabela de fatores
  • Sistemas de Amortizações – O que são os sistemas de amortização de dívidas – O que é e como se calcula a Tabela Price – O que é como se calcula o SAC
  • Fluxo de Caixa -O que é um fluxo de caixa – O que é e como se calcula o valor presente de um fluxo de caixa – O que é e como se calcula a Taxa Interna de Retorno de um fluxo de caixa – Como usar a calculadora HP-12C para solucionar problemas envolvendo fluxo de caixa – Como se avalia um investimento usando o fluxo de caixa
LOCALDURAÇÃOTURNOSCARGA HORÁRIAINVESTIMENTO
MANHÃ
das 09h às 12h
 BRASÍLIA
SÃO PAULO
5 encontros
(de Seg a Sex)
TARDE
das 14h às 17h
20 Horas
Consulte nossos preços
NOITE
das 19h às 22h
 

Nossos Professores

Etiquetas

Prof. Paulo Henrique

Graduado em Economia com Pós em Economia e Finanças.Conta com mais de 14 anos de atuação em diversas empresas do Brasil, dentre as quais destacamos: Banco do Brasil, BB Previdência, Bancoob, Caixa Econômica, Cassi, Clínica OncoVida, Cooperforte, Confederal, CTIS, GVT, Regius, Sicoob, TSE.Consultor de Matemática, Matemática Financeira, Matemática Financeira no Excel, Matemática Financeira na HP 12C, Estatística Aplicada, Estatística Aplicada no EXCEL, Estatística Aplicada na HP 12C, Raciocínio Lógico, Economia, Macro Economia, Micro Economia, etc.Consultor de Pacote Office, Básico e Avançado, incluindo: Word, Power Point, Excel, Gerenciamento de Projetos com MS Project, etc.
Fechar
Fechar