Dicas da Clínica de Matemática

Como usar o Google Drive

 

Armazene seus arquivos com segurança e acesse-os em qualquer dispositivo com o Google Drive.

Você recebe 15 GB de armazenamento gratuito automaticamente

O armazenamento inclui:

  • Google Drive 

  • Google Fotos

  • Gmail

  • Planilhas Google

  • Documentos Google

  • Apresentações Google

  • Arquivos diversos

O “Meu Drive”

O Meu Drive é a pasta que contém os arquivos e pastas criados por você. Para acessar os arquivos em outros dispositivos, faça login na sua Conta do Google.

O que encontrarei em “Meu Drive”?

  • Os arquivos e pastas que você sincronizar ou dos quais fizer upload.
  • Os Documentos, Planilhas e Apresentações Google criados por você.

Como usar:

Acessar o drive.google.com ou fazer o download do aplicativo google.com/drive/download

Existem várias maneiras de usar o Google Drive. Para a maior flexibilidade, instale o aplicativo no computador e no dispositivo móvel.

OPÇÃO 1: acesse drive.google.com em um navegador.

OPÇÃO 2: faça o download do aplicativo para Android ou iPhone/iPad.

OPÇÃO 3: faça o download do aplicativo para computador para sincronizar automaticamente os arquivos do computador.

Fazer upload de arquivos

Para salvar arquivos em “Meu Drive“, você pode:

  • Fazer upload de arquivos manualmente
  • Sincronizar os arquivos automaticamente

Compartilhar arquivos

Você pode compartilhar arquivos e pastas para permitir que outras pessoas os editem, vejam ou comentem.

Compartilhados com você

Para ver os arquivos que outras pessoas compartilharam com você, acesse a seção Compartilhados comigo de “Meu Drive”.

Escolher as pastas para sincronizar

Imagem inline 2

Todo o conteúdo de “Meu Drive” será sincronizado com a pasta do Google Drive, a menos que você opte por sincronizar apenas algumas pastas.

 

  1. Inicie o Software do Google Drive instalado

No Mac, acesse Finder > Aplicativos > Google Drive.

No PC, acesse Iniciar > Programas > Google Drive.

Clique no ícone do Google Drive Google Drive icon.

No Mac, o ícone normalmente fica na barra de menus na parte superior direita da tela.

No PC, o ícone normalmente fica na barra de tarefas na parte inferior direita da tela.

Na parte superior direita, clique em Mais More icon> Preferências > Opções de sincronização.

2. Clique para escolher as pastas que serão sincronizadas:

Imagem inline 3
OPÇÃO 1: “Sincronizar todo o conteúdo do Drive”.

OPÇÃO 2: “Sincronizar somente estas pastas”.

Se você escolher a OPÇÃO 2, clique na caixa à esquerda do nome da pasta para escolher as pastas que serão sincronizadas.

3. Clique em Aplicar para confirmar as alterações.

Imagem inline 5
 4. Se aparecer o aviso que algumas pastas serão REMOVIDAS do computador aperte em continuar. Elas permanecerão apenas na nuvem.

Compartilhados comigo

A visualização “Compartilhados comigo” do Google Drive mostra os arquivos e pastas que outras pessoas compartilharam com você, listados a partir dos mais recentes.
Também são exibidos:
  • Um carimbo de data/hora que mostra quando o arquivo foi compartilhado com você.
  • O proprietário do arquivo ou pasta.
  • O tipo de documento.
  • O nome da pasta em que o item está, se ele foi adicionado a “Meu Drive”.
  • “Compartilhados comigo” lista apenas os arquivos e pastas que incluem seu endereço de e-mail nas configurações de compartilhamento. Nessa visualização, você não encontrará arquivos com as configurações de compartilhamento “Qualquer pessoa com o link” ou “Público”.

Adicionar arquivos a “Meu Drive”

Para ter a versão mais recente de um arquivo na pasta do Drive no seu computador, adicione-o a “Meu Drive” no Google Drive na Web.
Para adicionar um arquivo para “Meu Drive”:
  1. Faça login em drive.google.com.
  2. À esquerda, clique em Compartilhados comigo.
  3. Clique em um arquivo.
  4. Na parte superior ou a partir do menu aberto com o botão direito do mouse, clique em Adicionar a Meu Drive.
Imagem inline 6

Imagem inline 7

[su_box title=”Dica” box_color=”#18552e” radius=”7″]Ao “adicionar arquivo ao Meu Drive” automaticamente este é sincronizado ao seu PC, ficando como “clone”. A cada vez que casa usuário o edita, automaticamente este arquivo é atualizado em cada PC. [/su_box]

Níveis de acesso

Ao compartilhar um arquivo, você determina o que as pessoas podem fazer com ele. A qualquer momento, é possível alterar essas opções ou interromper o compartilhamento. Você determina se o usuário:

Pode editar: outras pessoas podem fazer alterações e compartilhar o arquivo com terceiros. Esse é o padrão para compartilhamento com pessoas específicas.

Pode comentar: outras pessoas podem ver e comentar o arquivo, mas não podem fazer alterações. Não é possível comentar pastas.

Pode ver: outras pessoas podem abrir o arquivo, mas não podem alterá-lo nem comentar. Esse é o padrão para o compartilhamento de links.

Fonte:  Ajuda do Google Drive

Todos os direitos reservados

Prof. Paulo Henrique

Graduado em Economia com Pós em Economia e Finanças.Conta com mais de 14 anos de atuação em diversas empresas do Brasil, dentre as quais destacamos: Banco do Brasil, BB Previdência, Bancoob, Caixa Econômica, Cassi, Clínica OncoVida, Cooperforte, Confederal, CTIS, GVT, Regius, Sicoob, TSE.Consultor de Matemática, Matemática Financeira, Matemática Financeira no Excel, Matemática Financeira na HP 12C, Estatística Aplicada, Estatística Aplicada no EXCEL, Estatística Aplicada na HP 12C, Raciocínio Lógico, Economia, Macro Economia, Micro Economia, etc.Consultor de Pacote Office, Básico e Avançado, incluindo: Word, Power Point, Excel, Gerenciamento de Projetos com MS Project, etc.
Fechar
Fechar